Américo de Deus outorga título de Cidadania Aracajuana à Margarete Abreu

por Patrícia França, Assessora de Imprensa do parlamentar — publicado 15/10/2018 16h10, última modificação 16/10/2018 08h26
Américo de Deus outorga título de Cidadania Aracajuana à Margarete Abreu

Foto: China Tom

Na tarde da última quinta-feira, 11, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), com a presença de amigos e familiares, o vereador Américo de Deus (Rede), entregou o Título de Cidadania Aracajuana para a bancária Margarete Abreu Mendes, que em sua vida traçou uma história de trabalho na Caixa Econômica Federal. Formaram a mesa o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal de Sergipe, Marcos Antônio Queiroz; a Doutora Adélia Pessoa, presidente da Academia de Letras Jurídicas de Sergipe; o Defensor Público, Osvaldo Abreu Mendes; o representante da Arquidiocese de Maceió, João José de Santana Neto; o Desembargador Edson Ulisses; o Deputado Estadual Luciano Pimentel; além dos vereadores Lucas Aribé e Vinicius Porto.

O vereador Américo de Deus, autor da honraria, ressaltou a importância do Título de Cidadão Aracajuano para pessoas que prestam serviços relevantes à sociedade e aproveitou para falar sobre o trabalho exercido por Margarete. “Você é uma grande profissional, referência dentro da empresa em que atua, sempre comprometida com os clientes da Caixa Econômica Federal. Eu como profissional de uma empresa concorrente, no caso o Banese, tenho grande respeito e admiração pelo seu trabalho, além de ser uma amiga para todas as horas e uma mãe dedicada”, frisou Américo.
Parabenizando pela outorga recebida, o representante da Arquidiocese de Maceió, João José de Santana, diz que Margarete está recebendo os frutos do que colheu durante sua trajetória de vida profissional. “Ela aprendeu a amar essa cidade como sua terra, não desprezando suas origens, da pequena e nobre, Simão Dias, berço de muitos filhos ilustres, somos conscientes que passamos e deixamos sinais, como muitas coisas boas que aprendemos em nossas atividades profissionais, esses bons sinais e aprendizado, Margarete deixou”, explicou João.
Para Ana Carla, filha de Margarete, a homenagem recebida na Câmara de Vereadores de Aracaju foi bastante justa, pela história de luta e crescimento que sua mãe teve no decorrer da sua vida. “A senhora pode não ser minha mãe de biológica, mas a senhora me escolheu para filha e eu te escolhi para mãe. A senhora se destacou em tudo que fez na vida, foi uma boa aluna, boa filha, e é uma boa mãe. Não chego perto de conseguir fazer metade do que você fez, agradeço tudo o que você faz por mim, pelo meu irmão, por minha família e por todos aqueles que você tem ao seu redor”, comentou Ana.
Bastante emocionada em seu pronunciamento, a bancária comenta que o sonho que parecia impossível, se tornou realidade. "Eu, filha de um bodegueiro e de uma feirante, jamais imaginaria que seria aprovada no concurso da Caixa Econômica. Uma menina do interior, que foi conquistando espaço na capital, logo fiquei conhecida por ‘Margarete da Caixa’, dando ênfase e reconhecimento ao meu trabalho dentro da instituição bancária”. Margarete fez uma explanação da sua caminhada profissional e encerrou seu discurso agradecendo a todos os vereadores, e em especial ao vereador Américo de Deus, a quem tem uma eterna gratidão pela generosidade em proporcionar esse momento de honra e completa felicidade.
Histórico

Margarete Abreu Mendes, nascida no município de Simão Dias - SE, em 8 de Junho de 1968, filha do casal Pedro Siqueira Mendes que trabalhava como bodegueiro e da feirante Rosa Maria de Abreu, que tiveram 9 filhos. Estudou no grupo Fausto Cardoso e Colégio Carvalho Neto, em Simão Dias. Vindo para Aracaju em 1984, onde estudou no Colégio Atheneu Sergipense, concluindo o segundo grau (ensino médio).
Em 1987, ingressou na Universidade Federal de Sergipe - UFS, no curso de Direito, concluindo no ano 1991. Logo após, fez o curso MBA em Administração e Gestão de Negócios.
Trajetória profissional

Em 11 de Outubro de 1989, ingressou na Caixa Econômica Federal, admitida como escrituraria, iniciando uma brilhante trajetória, decorrente do seu comprometimento e competência. Em 1992 foi designada como Auxiliar de Supervisão e Caixa Executivo. Em 1995, foi promovida à supervisora, e daí por diante só ascensão. Em 1996 foi nomeada gerente, e em 2002, gerente geral, cargo que ocupa até hoje.

Durante esses anos de profissão, participou de inúmeros cursos de formação e capacitações enriquecendo seu currículo. Margarete completa 29 anos na Caixa Econômica, no cargo de gerente há 22 anos.