TV Câmara lança série de reportagens em homenagem ao Dia Nacional da Visibilidade Trans

por Camila Farias - Agência Câmara Aracaju — publicado 29/01/2024 12h24, última modificação 29/01/2024 12h24
TV Câmara lança série de reportagens em homenagem ao Dia Nacional da Visibilidade Trans

Foto: Reprodução / TV Câmara

A TV Câmara produziu uma série de reportagens especiais sobre o Dia da Visibilidade Trans, celebrado nacionalmente em 29 de janeiro. A data existe há 20 anos e é voltada para conscientizar a população sobre a luta das pessoas trans por respeito e para combater o preconceito. Com o título “Trans - formação”, a série será exibida de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, no canal 5.3. Os temas abordados são diversos e incluem família, religião, cultura, saúde e política, por exemplo. 

Sobre as entrevistadas 

O primeiro episódio foi realizado com Adriana Lohanna dos Santos, que é professora e assistente social. Durante a entrevista, ela relatou, por exemplo, o preconceito sofrido na universidade, ao ser impedida de utilizar o banheiro feminino. Para ela, o legado que ela deseja deixar para a sociedade é de “luta por uma sociedade mais inclusiva”.

O segundo episódio foi gravado com Maluh Andrade, que é assessora parlamentar e ativista. Em conversa com a equipe da TV Câmara, Maluh explicou que o preconceito, na maioria das vezes, ocorre dentro de casa. Ela defendeu que, desde a escola, a criança aprendesse sobre identidade de gênero, com a finalidade de desenvolver uma educação acolhedora, inclusiva e sem violência. 

O terceiro episódio foi realizado com Pérola Negra, que é multiartista e assessora parlamentar. Atualmente, Pérola protagoniza diversas performances artísticas e recentemente lançou o clipe musical “Visibilidade”, no qual a cantora realiza um protesto por respeito, igualdade e combate ao preconceito. 

O quarto episódio foi gravado com Ariel Matos Brito, formada em serviço social pela UFS e assessora parlamentar. Ariel destacou a importância de políticas de saúde para a população trans, já que ainda não existe uma perspectiva de vida longa por conta dos riscos enfrentados na sociedade. Segundo ela, algumas políticas já foram essenciais para garantir o reconhecimento do nome social, mas que avanços ainda precisam ocorrer.  

O quinto episódio da série se encerra com a deputada estadual Linda Brasil (PSOL), que é ex-vereadora da CMA. A deputada explicou que o desejo de ingressar na política também teve início na universidade, quando o seu nome social não foi respeitado por um professor. Segundo Linda, foi daí que ela entendeu a necessidade de “ocupar espaços na sociedade”. 

Dia da visibilidade trans completa 20 anos em 2024

No dia 29 de janeiro de 2004, alguns ativistas transgêneros realizaram o lançamento da campanha “Travesti e Respeito" no Congresso Nacional. A ação foi apoiada pelo Ministério da Saúde. Desde então, a data é celebrada por diversas personalidades da área com a finalidade de cobrar direitos para a população trans, assim como para combater o preconceito e violência de gênero. 

O dossiê “Assassinatos e Violências contra Travestis e Transexuais Brasileiras”,  da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), lançado em 2023, mostrou que o Brasil é o país do mundo que mais mata pessoas trans. Essa levantamento já ocorre há 14 anos. 

SERVIÇO 

Série de reportagens “Trans - formação”

Quando: De 29 de janeiro a 02 de fevereiro

Onde: TV Câmara - Canal 5.3

Horário: A partir das 18h