Linda Brasil fortalece a defesa dos direitos LGBTQIA+ durante Tribuna Livre

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 18/05/2022 11h03, última modificação 18/05/2022 11h03
Linda Brasil fortalece a defesa dos direitos LGBTQIA+ durante Tribuna Livre

Foto: Assessoria da parlamentar

Em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTQIA+fobia, a Câmara Municipal de Aracaju, através de diálogo com a mandata da vereadora Linda Brasil (PSOL), recebeu na Tribuna Livre, o ativista, farmacêutico e tesoureiro da Amosertrans, Daniel Lima, que contribuiu trazendo um importante panorama acerca da realidade da população LGBTQIA+ em Aracaju.

Na ocasião, a parlamentar solicitou homenagear a militante trans Alessandra Makkeda, que faleceu no último dia 15. “Ela foi pioneira no movimento, assessora parlamentar, intérprete de libras, uma pessoa que é referência da luta da população LGBTQIA+, Alessandra Makkeda, que eu gostaria se possível que essa sessão de hoje fosse em seu nome, pelo seu histórico de luta e resistência pela comunidade LGBTQIA+”, declarou.

Daniel falou sobre a invisibilidade cotidiana que a comunidade sofre, sobre as violências e a luta para conquistar espaços sociais que foram negados até então. “Se hoje estou aqui, recebendo esse privilégio nesta Casa, foi porque houve muita luta, de pessoas e de movimentos sociais que abriram espaço para que pudéssemos ter voz. Essa voz e essas vozes que viveram negligenciadas por muito tempo. Pela violência e da falta de perspectivas de uma vida digna e segura, pois essa ainda é a realidade de muitos e muitas de nós”, relatou.

O ativista da Amosertrans refletiu que é importante que todas/os/es se somem nesse enfrentamento às várias formas de violência, uma vez que, a violência reverbera não apenas na corpa LGBTQIA+, mas em todas as pessoas. “Não é só uma pessoa que está envolvida, existe uma família, existe um círculo de amigos, aquele corpo é uma representação de uma parcela da nossa sociedade, e somos todos nós que nos chocamos e nos somamos à dor da perda”, afirmou.

Na ocasião, o farmacêutico pontuou que o Estado deveria garantir a segurança de toda a população e promover políticas públicas para grupos mais vulneráveis, e não perpetuar o histórico de exclusão social. “Enquanto nós lutamos para viver, procurando trabalho, pagando impostos, nos deparamos com os preconceitos que nos impedem de avançar, nos impede de estudar, nos impede de ter um emprego, pois mesmo que nos capacitemos para alcançar melhores condições de vida, o preconceito por sermos LGBTQIA+ impede essa trajetória”, observou.

Para ele, trazer esse debate para a Câmara Municipal de Aracaju coloca a importância das/dos parlamentares se engajarem na mudança dessa realidade, como propor emendas, projetos de lei e indicações que beneficiem a comunidade LGBTQIA+.

Linda Brasil ocupou o Grande Expediente, onde reforçou a importância do enfrentamento à LGBTQIA+fobia e exibiu um vídeo educativo do Pastor Henrique, do PSOL, onde ele reflete que o amor contribui para a superação dos preconceitos e violências.

A parlamentar acrescentou que a população LGBTQIA+ quer viver com dignidade, ter direito à uma vida plena, sem medo de sofrer violência nas ruas ou nos espaços onde se encontra, lembrou que a expectativa da população trans é de 35 anos, e que ela desafiou essa expectativa chegando aos 49 anos. “Viva o amor, viva a diversidade e viva o respeito!”, expressou.