"Todos os jovens devem ter o direito de estudar e fazer o Enem" diz cabo Didi

por Patrícia França e Valéria Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/07/2020 08h15, última modificação 13/07/2020 08h15
"Todos os jovens devem ter o direito de estudar e fazer o Enem" diz cabo Didi

Foto: Assessoria do parlamentar

Desde o início da quarentena para a prevenção do novo coronavírus, no final do mês de março, as escolas tiveram as aulas presenciais interrompidas. De uma forma geral, todos os alunos podem se sentir prejudicados pela mudança, mas os problemas se tornam ainda mais graves para aqueles que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O último anúncio do Ministério da Educação diz que a prova será aplicada no começo de 2021 e não mais em novembro deste ano, como era previsto. Mesmo assim, o longo período sem aulas presenciais deixará os candidatos sem a devida preparação.

Preocupado com o aprendizado dos jovens, no dia 13 de maio o vereador cabo Didi (PSC) protocolou os ofícios de números 223 e 224/2020 na Câmara Municipal de Aracaju e, também, enviou ao prefeito do município solicitando que a TV e a Rádio Câmara pudessem transmitir às aulas para que os alunos não fossem prejudicados. "Até o momento não vi um retorno da Câmara e nem do prefeito com relação ao meu ofício. Não fui sinalizado de nada" questiona Cabo Didi.

Com a decisão do Ministério da Educação, em marcar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para o mês de janeiro, os alunos da rede pública serão prejudicados. "Caso o Enem seja feito em janeiro, os alunos que não tiveram aula e não concluíram o ano letivo serão prejudicados, porque ficará em aberto. Precisamos agilizar o mais rápido possível para que essas aulas sejam iniciadas e os estudantes possam ter o direito de fazer os testes e terminar o ano letivo como os alunos da rede particular", frisou o vereador.