"Teremos, de fato, uma pasta que irá garantir a promoção dos direitos e da inclusão da pessoa com deficiência", declara Sargento Byron sobre a criação da SEMDEF
A quinta-feira, 27/03, marca um novo momento para a capital sergipana. Foi aprovado, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o Projeto de Lei 42/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a organização básica da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEMDEF). A aprovação foi comemorada e destacada pelo vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar , defensor da causa e reconhecido entre os parlamentares pelos seus projetos de lei com foco no desenvolvimento de programas e atividades que visam assegurar os direitos da pessoa com deficiência.
"No dia de hoje, subo a esta tribuna com a maior felicidade já sentida nos últimos tempos. Orgulhoso de todo o trabalho e diálogo que estamos construindo nesta Casa. Estamos fazendo história em nossa cidade. De acordo com o último senso, 1/4 da população de Aracaju tem algum tipo de deficiência , este número representa tantas famílias, tantos sonhos e, em especial, tanta autonomia. Sim , essa é a nossa maior luta: avançar com autonomia, com oportunidades de uma sociedade com equidade. Temos avançado muito, em todo território nacional, mas ainda estamos longe de ser uma sociedade onde a pessoa com deficiência tem acesso a todo e qualquer espaço público de maneira segura e acessível, estamos ainda longe de termos a educação com todos os recursos necessários para inclusão, assim como ainda temos muito a conquistar na mercado de trabalho. São esses alguns dos exemplos que me fazem buscar e renovar a esperança de que, em Aracaju , teremos, de fato, uma pasta que irá oportunizar, garantir , fomentar e implantar políticas públicas para a promoção dos direitos e da inclusão da pessoa com deficiência", declarou Byron emocionado.
O vereador , também idealizador do projeto social Estrelas do Mar , que promove banho de mar assistido e a prática do bodyboarding para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, parabenizou a atual gestão, bem como os amigos parlamentares pela conquista desta data: "este foi um Requerimento de urgência, votado com celeridade por esta Casa. E, neste tocante, parabenizo a sensibilidade do presidente Ricardo Vasconcelos, bem como a todos os representantes do povo aqui presentes e, claro, a prefeita Emília Corrêa por tirar do papel esta promessa de campanha e trazer tantos sorrisos como os que estamos presenciando aqui hoje. Todos aqui sabem que antes mesmo de ser um representante do povo, eu já buscava representar essas pessoas e essas famílias que, por vezes, eram esquecidas em nossa sociedade. Ao amigo Luizinho, à amiga Elayne, a todos os nomes que representam as pessoas com deficiência e tanto fazem em nossa sociedade, meus parabéns! Esta conquista é de vocês e para vocês ! Contem comigo para todos os próximos passos. E, no final do ano, quero poder contar com cada um de vocês, amigos vereadores, para que destinem emendas para as políticas públicas que irão promover acessibilidade e inclusão em nossa cidade", reforçou o parlamentar.
Byron também aproveitou a ocasião para reforçar que os 170 anos de Aracaju ainda seguem sendo comemorados, fortalecendo a inclusão social através do banho de mar assistido, que tem sido realizado às sextas-feiras, do mês de março, das 8h às 12h, na Praia do Havaizinho, com o apoio do Projeto Estrelas do Mar.
Os vereadores aproveitaram o espaço para também destacar a atuação do parlamentar. "Byron tem sido voz ativa nesta Casa quando o assunto diz respeito aos direitos da pessoa com deficiência. Voto neste projeto com toda admiração", reforçou Pastor Diego.
"Agradeço a todos vocês por abraçarem a pauta, pois ela não é minha. Ela é nossa. Promover a inclusão e a equidade não deve ser visto socialmente como um favor, sabemos que ainda existe essa fala , infelizmente. Devemos é reconstruir a nossa sociedade. É educá-la sobre direitos e deveres", encerrou Sargento Byron.