Situação socioambiental da Jabotiana será tema de audiência pública realizada por Ângela Melo

por Paulo Victor Melo — publicado 01/06/2023 09h41, última modificação 01/06/2023 09h41

Foto: Gilton Andrade

No último mês de maio, uma situação que acontece com frequência em Aracaju: inundações na Jabotiana, moradias em risco, rio Poxim com possibilidade de transbordamento, famílias desalojadas. Este ano, dezenas de famílias do Largo da Aparecida foram retiradas da área e levadas para pousadas ou casas de parentes. O motivo? Alagamentos nas suas residências.

“Essa situação, que também ocorre em outras partes de Aracaju, escancara o descaso da Prefeitura de Aracaju com as famílias de nossa cidade”, afirma, de forma enfática, a vereadora Professora Ângela Melo (PT).

E para discutir o problema das inundações na Jabotiana, a parlamentar vai realizar uma audiência pública na próxima segunda-feira, 5 de junho, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju.

“Além de abordarmos a problemática em si, queremos com essa audiência colocar em debate as possíveis alternativas para a resolução, porque não dá mais para aquelas famílias, ano após ano, serem vítimas do abandono governamental”, disse Ângela.

A audiência pública, que integra uma série de ações da Professora Ângela Melo em defesa da justiça socioambiental na Jabotiana, terá como palestrante a arquiteta e urbanista Sarah França, que é professora da Universidade Federal de Sergipe e Coordenadora do Núcleo Aracaju do Observatório das Metrópoles.

A vereadora convidou também representantes de órgãos públicos que têm algum nível de fiscalização, incidência ou responsabilidade com a temática. Foram convidadas a Procuradora-Chefe do MPF/SE, Eunice Dantas Carvalho; o Promotor da 10ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão de Aracaju, Eduardo Matos; o Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas; o Presidente da Deso, Luciano Gois Paul; e o Presidente da EMURB (Empresa Municipal de Obras e Urbanização), Sérgio Ferrari.