Síndromes Gripais: vereadores visitam hospitais de Aracaju e cobram soluções

por Assessoria de Imprensa — publicado 30/05/2023 16h30, última modificação 30/05/2023 17h48
Síndromes Gripais: vereadores visitam hospitais de Aracaju e cobram soluções

Assessoria de Imprensa

Os vereadores Sheyla Galba (Cidadania), Isac Silveira (PDT) e Cícero do Santa Maria (Pode), membros da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Aracaju, visitaram na segunda-feira (29) e terça-feira (30) hospitais e Unidades Básicas de Saúde da capital, entre eles o Fernando Franco, Santa Isabel; da Criança e ainda o Gripário da Coroa do Meio. 

A inciativa foi adotada para fiscalizar a real situação e propor soluções diante da superlotação de pediatrias por conta de crianças acometidas por síndromes gripais. 

O presidente da Comissão de Saúde, o vereador Isac Silveira, informou que vai propor ao Governo do Estado e à Prefeitura de Aracaju, a criação de um comitê de crise para estabelecer protocolos rápidos de atendimento às crianças. 

“A situação que encontramos é alarmante, muitas crianças em respiradores ou entubadas. Providências precisam ser adotadas com urgência ou mais crianças vão morrer por falta de assistência adequada”, destacou. 

A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) lembrou que na semana passada, duas crianças morreram aguardando uma vaga de UTI e pediu sensibilidade dos gestores municipais e estaduais para ampliação de leitos. 

“A morte dessas crianças precisam ser encaradas com a mesma gravidade que foi a dos adultos durante a pandemia. Muitas crianças estão morrendo e isso precisa ter um basta. Estivemos no HU, e lá tem condições de atender crianças com síndromes gripais, mas a prefeitura precisa fazer a contratualização para prestação dos serviços. Espero que mais do que valores financeiros, neste momento, sejam levadas em conta as vidas”, disse Sheyla. 

O vereador pastor Diêgo (PP), presidente da Comissão de Redação e Justiça também participou das visitas. Durante discurso na tribuna relatou que "nós estamos vivendo uma situação caótica, precisamos urgentemente de um Plano Emergencial e da criação de um
Comitê de Crise para cuidar de nossas crianças atingidas por Sindromes Gripais" e acrescentou dizendo que "o cenário é de cortar o coração e apertar o peito, são bebês sendo entubados, crianças com dificuldades para respirar precisando de pronto-atendimento e diversos colaboradores da saúde exaustos de tanto trabalhar para salvar vidas.Não dá para lavar as mãos e deixar a situação se agravar"