Sheyla Galba quer que Prefeitura acompanhe pacientes oncológicos do diagnóstico ao início do tratamento

por Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 07/12/2021 14h46, última modificação 07/12/2021 14h46

Foto: Gilton Rosas

A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) ocupou a Tribuna da Câmara, nesta terça-feira (07), para falar sobre a única emenda de sua autoria apresentada ao Plano Plurianual - PPA de Aracaju para o quadriênio 2022, com o objetivo de instituir o Programa de Navegação dos Pacientes Oncológicos na capital, garantindo o acesso ao diagnóstico e ao tratamento em tempo adequado e coordenar uma assistência individualizada.

"Estarei apresentando apenas uma emenda ao PPA, mas que vai justificar a minha estadia aqui na Câmara de Vereadores de Aracaju. Todos sabem da minha preocupação com os pacientes oncológicos, por isso eu peguei um projeto que está tramitando nesta Casa e o transformei neste Programa para ser acrescentado como emenda à PPA", detalhou a parlamentar.

Sheyla Galba destacou a importância do Programa, ressaltando que ele já existe no Rio de Janeiro. "Queremos que a Prefeitura tenha responsabilidade com estes pacientes que tenham neoplasia, acompanhando desde o diagnóstico na rede municipal até o início do tratamento na rede estadual de saúde. Só para citar como exemplo, nós, Mulheres de Peito, recebemos muitas pessoas que já estão com o nódulo na mama, por exemplo, e não sabem para onde ir", esclareceu.

"Esse papel é do Município. Por isso, colocamos em nosso Programa que a Prefeitura, através Secretaria Municipal da Saúde, escolha uma das 44 UBS para iniciar um projeto piloto, como fez o Rio de Janeiro e deu certo, fazendo o paciente 'navegar' no sistema até entregá-lo ao tratamento, cumprindo, desta forma, a Lei dos 30 dias. Assim, ele saberá o dia da consulta, dos exames e demais procedimentos, evitando que o tempo passe e ele morra por falta de tratamento", complementou a vereadora.

Fonte de recursos

De acordo com a propositura da vereadora Sheyla Galba, os recursos que financiarão o Programa de Navegação dos Pacientes Oncológicos serão remanejados da Secretaria Municipal da Comunicação das Ações/Programas: Apoio na Realização de eventos de interesse do Município e Planejar e Desenvolver Campanhas Institucionais para a Divulgação da Políticas da PMA.