Sheyla Galba fala sobre os benefícios do Sistema de Navegação de Pacientes Oncológicos

por Agência Câmara Aracaju — publicado 23/02/2022 09h41, última modificação 23/02/2022 09h41

Arte: Vanessa Passos

A redução do tempo para o diagnóstico e a aceleração para o início do tratamento são alguns dos benefícios do Sistema de Navegação de Pacientes com Neoplasia Maligna, tema da Live do Parlamento Digital que aconteceu na última terça-feira, 22, pelo Instagram oficial da Câmara Municipal de Aracaju, tendo como entrevistada a vereadora e autora da propositura, Sheyla Galba.

O Projeto de Lei aprovado no Plano Plurianual no final de 2021 foi vetado pelo Poder Executivo e devolvido à Casa Legislativa Municipal. Em defesa do tema, a parlamentar falou. “Este é um projeto de Lei que inicia o tratamento na Saúde Básica, reduzindo o tempo de diagnóstico e dando qualidade de vida ao paciente. No momento, o município não tem nenhuma responsabilidade com os pacientes oncológicos”, disse Sheyla Galba.

A vereadora descreveu a proposta que o Sistema de Navegação poderá trazer. “O projeto consiste em capacitar servidores dentro das Unidades Básicas de Saúde que irão ajudar essas pessoas. A ideia é que a profissional, que receba a pessoa que chega com um nódulo, encaixe em uma consulta médica e daí o paciente irá direto fazer os exames, podendo ter o diagnóstico mais rápido e ser encaminhado para o estado”, comentou Sheyla.

A instituição Mulheres de Peito, uma das referências em acolhimento de pacientes oncológicos em Sergipe, recebe dezenas de pessoas que não sabem qual o caminho a seguir. “Nas mulheres de peito recebemos diversas pessoas com a mamografia na mão e não sabem qual caminho seguir. Isso seria muito mais fácil se essas pessoas pudessem procurar diretamente nas unidades de saúde, mas o prefeito Vetou o projeto aprovado no PPA”, declarou Galba.

“Este projeto já dá certo no Rio de Janeiro e nós temos esse exemplo como espelho, conforme sugeriu a médica que me tratou e que apresentou o projeto para mim. Esse programa de navegação vai dar celeridade e fazer cumprir a Lei dos 30 dias, que é para ter o diagnóstico da doença e a Lei dos 60 dias, que é para iniciar o tratamento”, finalizou.

Papel de vereadora

O apresentador Vinicius Andrade perguntou sobre a contribuição do mandato no acesso aos serviços de saúde. “Antes, apenas como membro das Mulheres de Peito, conseguiria entrar nos hospitais, e agora como parlamentar tenho acesso as unidades de saúde, que não conseguia. Assim, conseguir ampliar meu leque e acessos aos locais, sendo ouvida”, revelou a vereadora.

Outra revelação da parlamentar é que apesar de tudo, ainda continua sem um plano de saúde. “Continuo sendo assistida pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, mesmo hoje tendo condições de pagar um plano de saúde porque quero continuar sentindo na pele o que o povo sente”, disse Galba.

Passo a Passo

Sheyla Galba descreveu o passo a passo que as pessoas devem fazer quando for diagnosticada com câncer de mama. “Depois de descobrir nódulo, o paciente precisa procurar um mastologista para fazer uma biópsia e esses profissionais tem apenas no Hospital universitário, no Hospital de cirurgia e no Hospital João Alves. Depois de diagnosticado o médico vai encaminhar para o tratamento, que pode ser a mastectomia ou um quadrante, além da quimioterapia e a radioterapia, dependendo do caso”.

A jornalista Martha Mendonça perguntou sobre os cuidados paliativos dos pacientes oncológico com metástase. A parlamentar ponderou. “Temos na instituição várias mulheres que convivem com a metástase e vivem bem. Tem uma paciente que vai constantemente a sede da instituição, faz seu tratamento e necessita tomar o remédio no horário correto, tirando isso, ela faz tudo igual a qualquer pessoa”.

Outros projetos

A cada 100 mulheres, um homem é diagnosticado com câncer de mama, foi um dado apresentado pela vereadora durante a Live. “Quando fiz o disparo deste assunto um primo me mandou a mensagem assustado com tema, isso aconteceu com uma pessoa esclarecida, imagina com pessoas sem instrução”, frisou a vereadora.

Também tramita na Casa Legislativa um projeto sobre o assunto, como afirmou Sheyla. “Combate ao câncer de mama no homem também é uma dos meus projetos como vereadora. A doença é muito mais agressiva no sexo masculino, que rapidamente passa para a outra mama e necessita fazer a mastectomia completa. Temos alguns casos em Sergipe, a exemplo de pessoa em Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Telha que necessitaram tirar uma mama devido ao câncer” finalizou.