Seu Marcos usa a Tribuna para denunciar o descaso da Saúde

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/09/2017 10h55, última modificação 08/09/2017 13h01
Seu Marcos usa a Tribuna para denunciar o descaso da Saúde

Foto: Gilton Rosas

Tendo como gancho, mais uma vez, a quebra da máquina de radioterapia do Hospital Cirurgia, que estava quebrada há mais de 45 dias, o vereador Seu Marcos (PHS) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para cobrar comprometimento e ações mais efetivas dos gestores públicos responsáveis pela saúde da capital e também do nosso estado. Para ele, aqueles que estão encarregados em solucionar o caos na área da saúde estão preocupados apenas em fazer politicagem e não cuidar das demandas do população.

Durante o seu pronunciamento na CMA, Seu Marcos reforçou a importância do papel da gestão municipal para a área da saúde e de como os pacientes, principalmente os com câncer, sofrem cada vez que a radioterapia é interrompida. “Sabemos que quem precisa do tratamento no Cirurgia são pessoas carentes. É uma questão de sobrevivência. Quem tem a doença tem pressa. Mas a secretária municipal só se importa com a reforma que esta sendo realizada. Estão alugando um prédio na avenida Rio de Janeiro por 150 mil reais por mês. Enquanto isso, os pacientes sofrem sem ter um atendimento de qualidade", denunciou.

Para se ter um ideia, só no ano de 2016, o equipamento quebrou nove vezes. Este ano, é a segunda vez que a máquina para de funcionar, o que afeta diretamente a população que luta contra a doença. Em Sergipe, apenas duas máquinas de radioterapia estão disponíveis para tratar pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), uma no próprio Cirurgia e outra no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

“Não sei o porquê do secretário Almeida Lima não ter se atentado para o problema da quebra da máquina no Cirurgia. Isso o Ministério Público não vê. Não vejo nenhum político indo visitar o João Alves e nem o Cirurgia para ver os pacientes e como a população esta sendo cuidada. Só se preocupam com ao holofotes. Toda manhã tem alguém na mídia preocupado com o cargo, com posições políticas, mas com a saúde não vejo ninguém preocupado. É lamentável como os gestores gerem a saúde no nosso estado. Nem Jackson Barreto parece se importar com o caos que está na saúde”, desabafou.

Entenda o caso

A máquina de radioterapia foi instalada no hospital há mais de 35 anos, por isso apresenta quebras constantes. No ano passado, o Ministério da Saúde viabilizou cerca de R$ 5 milhões ao hospital para a compra de uma máquina nova, porém a aquisição do equipamento não foi feita ainda pois o hospital não possui suporte, e por isso optaram pelo conserto da existente.