Seu Marcos realiza ação no Bugio e alerta sobre a possível falta de vagas em frigoríficos
No domingo, 24, o vereador Seu Marcos ( PHS) realizou um mutirão na feira livre do Conjunto Bugio, Zona Norte de Aracaju. O objetivo foi informar os feirantes sobre a obrigatoriedade do selo de inspeção estadual e federal, além dos critérios expedidos pelo Ministério Público Estadual ( MPE) , Vigilância Sanitária e Emdagro sobre a venda de carnes , frangos e peixes nesses espaços.
“No último dia 19, durante visita a feira do Batistão, o primeiro local a receber a inspensão dos órgãos, alguns trabalhadores alegaram não saber das exigências, disseram ser surpreendidos com a fiscalização. Decidi, então, visitar as feiras e conversar com esses trabalhadores, conscientizá-los para que não hajam mais punições. Durante a atuação do Gabinete Itinerante no Bugio, identificamos muitos feirantes temerosos. Alguns marchantes afirmaram que os frigoríficos legalizados não estão mais aceitando cadastro”, explicou o parlamentar.
Seu Marcos,que é presidente da Comissão de Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Consumidor da Câmara Municipal, falou do desafio e da dificuldade dos trabalhadores nessa nova etapa. “Dois frigoríficos para o Estado todo. Os marchantes estão falando que não conseguem realizar o cadastro nas empresas e os vendedores de frango disseram que a nota fiscal encarece o produto. Não adianta fazer essa divulgação para a adequação das normas da Vigilância, se não garantir uma estrutura mínima para a atividade. Dois abatedouros apenas não vão comportar a demanda", alertou.
Encaminhamento
A informação que falta vaga para realização do abate nos frigoríficos legalizados despertou uma nova preocupação: “como os marchantes vão desempenhar suas funções? O local do abate é um critério importante para identificar a origem da carne. Pelo visto, estamos diante de mais um obstáculo, que será levado aos órgãos competentes” , alertou Seu Marcos.