Seu Marcos comemora a aprovação da Campanha Abril Marrom

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/06/2019 16h36, última modificação 11/06/2019 16h36
Seu Marcos comemora a aprovação da Campanha Abril Marrom

Foto: César de Oliveira

Aracaju vai contar com um mês dedicado à conscientização sobre a prevenção da cegueira, o Abril Marrom. Foi aprovado em Redação Final, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o projeto de lei 281/2018, de autoria do vereador Seu Marcos (PHS), que institui a campanha em âmbito municipal.

Desde 2016, o Abril Marrom é o mês destinado à conscientização da população para prevenção, diagnóstico, tratamento precoce e reabilitação da diminuição da função visual. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de perda visual poderiam ser evitados ou tratados. Ou seja, milhares de brasileiros com cegueira poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado.

“Ter informações a respeito das doenças que podem levar à cegueira é o primeiro passo para diminuir os índices. A falta de orientação e de tratamento adequado ainda são os principais causadores de cegueira no Estado. Este projeto é mais uma ação preventiva que apresentamos à Casa", alertou o parlamentar.
“O intuito é o de conscientizar a população, justamente sobre a prevenção. Para isso, o projeto prever testes de acuidade para a população e palestras ministradas por médicos especialistas em diversas áreas da oftalmologia. Nossos olhos são um patrimônio muito precioso e precisam receber a devida atenção”, disse Seu Marcos.