Setembro Surdo: A convite da Escola do Legislativo Municipal, os alunos do IPAESE vão participar do projeto "Conhecendo o Parlamento".

por Lucas Oliver, Assessoria de Comunicação da Escola do Legislativo — publicado 18/09/2023 11h40, última modificação 18/09/2023 11h41

Foto Divulgação

Na manhã desta terça-feira, 19, a Escola do Legislativo Municipal de Aracaju, Professora Neuzice Barreto de Lima receberá os estudantes do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação dos Surdos de Sergipe (IPAESE) com o objetivo de comemorar o Setembro Surdo, por meio de uma edição especial do projeto pioneiro no Brasil, criado pela diretoria da Escola do Legislativo Municipal, intitulado “Conhecendo o Parlamento.

De acordo com a secretária-geral, Maria Agda Queiroz, o convite faz parte da celebração do Setembro Surdo. “Este mês estamos reflexivos sobre as lutas e conquistas da comunidade surda. Esse movimento foi criado em 2011 e até hoje busca por direitos da comunidade surda e por meio do nosso planejamento convidamos os estudantes do IPAESE para aprender sobre representatividade política com o projeto 'Conhecendo o Parlamento'. Com essa edição especial contaremos com intérpretes de Libras para manter viva a Língua de Sinais e a Cultura Surda, além de ser uma forma de orientá-los sobre o Poder Legislativo”, destaca.

“É uma forma de estimular a integração e difundir conhecimentos acerca de surdos, sua cultura e representatividade política. Contamos nesta edição do projeto com a participação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para simulação de uma eleição para elegermos o Vereador do Futuro. Será um evento lindo e relevante para a história da educação dos surdos e para a própria comunidade”, finaliza a secretária-geral da Escola do Legislativo Municipal de Aracaju, Maria Agda Queiroz.

Para a coordenadora pedagógica do IPAESE, Dayse Xavier, o convite foi uma grata surpresa. “Quando o presidente do IPAESE, Raul Silveira, informou a respeito do convite, ficamos felizes com a iniciativa. Isso demonstra a seriedade e comprometimento que a Escola do Legislativo tem com a sociedade. Orientar os nossos alunos e as nossas alunas acerca do trabalho do parlamento, na prática, será sem dúvida de grande importância para que entendam melhor toda a dinâmica do legislativo. Partindo dessa iniciativa, temos certeza que nas próximas eleições os nossos jovens votarão com mais consciência, bem como levarão todo conhecimento e experiência para para os seus familiares”, finaliza.