Setembro Amarelo: vereador Levi Oliveira destaca valorização da vida e combate a estigmas
Setembro é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental e à prevenção do suicídio. A campanha Setembro Amarelo tem como propósito combater o estigma em torno das doenças mentais e estimular o diálogo, reforçando a importância da valorização da vida. Alinhado a esses princípios, o vereador Levi Oliveira (PP) destacou o cuidado com a saúde mental e o incentivo à busca por ajuda profissional.
Dados do Ministério da Previdência Social mostram que, em 2024, o país registrou cerca de 472 mil licenças por transtornos mentais no INSS, o maior número desde 2014 e um aumento de 68% com o ano anterior. Esses dados revelam que o cuidado da saúde mental ainda é um desafio urgente a ser enfrentado, impactando diretamente a vida de milhares de trabalhadores brasileiros.
"Essa é uma época importante para reforçarmos que não há qualquer vergonha em pedir ajuda. Infelizmente, nos últimos anos, vimos a saúde mental, e até mesmo instituições como o CAPS, serem tratadas de forma preconceituosa e até como motivo de piada. Mas é justamente por isso que precisamos continuar com essa conscientização, mostrando que pedir ajuda não é sinal de fraqueza, e sim de coragem", declarou o parlamentar.
O vereador também lembrou que, em casos de necessidade, a população pode buscar apoio junto ao CVV (Centro de Valorização da Vida), pelo telefone 188, com atendimento gratuito e confidencial 24 horas por dia, ou procurar o CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) mais próximo para acompanhamento especializado.