Sessão Especial ‘49 anos da Operação Cajueiro’, de autoria de Sonia Meire, acontece na CMA

por Manuella Miranda - Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 17/02/2025 15h51, última modificação 17/02/2025 15h51
Sessão Especial ‘49 anos da Operação Cajueiro’, de autoria de Sonia Meire, acontece na CMA

Foto: Assessoria de Imprensa da Parlamentar

Na próxima quinta-feira, dia 20, às 14h, será realizada no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) a sessão especial ‘49 Anos da Operação Cajueiro’, de autoria da vereadora Sonia Meire (PSOL). A parlamentar convida toda a sociedade aracajuana a participar presencialmente ou acompanhar pela TV Câmara este momento de debate sobre um período sombrio da história brasileira, destacando que nem essa época nem as milhares de pessoas que lutaram durante o regime podem ser esquecidas. 

A sessão especial contará com a presença de Marcélio Bonfim, militante histórico e ex-preso político da Ditadura Militar, da professora Andreia Depieri, do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe e integrante da Comissão da Verdade, além de outros palestrantes que contribuirão para o debate.   

Operação Cajueiro ocorreu no carnaval de 1976 e foi a maior ação repressiva durante a Ditadura Militar em Sergipe, com o objetivo de desarticular a reorganização do Partido Comunista Brasileiro em todo o território nacional. Marcada pela repressão brutal e pela tortura de militantes políticos presos nos porões do 28º Batalhão de Caçadores, em Aracaju, a ação deteve, de forma arbitrária, 25 sergipanos, dos quais 18 foram processados, juntamente com um deputado estadual, que não foi preso.   

  • O que: Sessão Especial ‘49 anos da Operação Cajueiro’ 

  • Quando: Dia 20/02/2025, às 14h 

  • Onde: Plenário da Câmara Municipal de Aracaju