Sessão com indicação de Elber Batalha marca Dia do Radialista e do Rádio

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/09/2023 08h46, última modificação 26/09/2023 08h46
Sessão com indicação de Elber Batalha marca Dia do Radialista e do Rádio

Foto: China Tom

A Sessão Especial do Dia do Radialista de indicação do vereador Elber Batalha (PSB) marcou a data na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), coincidentemente também no Dia do Rádio que é comemorado nessa segunda-feira, 25 de setembro. A pedido do parlamentar, esse momento levará o nome do profissional Augusto Júnior.

O dia desses profissionais foi 21 de setembro, mas grande parte deles marcou presença e lotou a sessão para debater pautas importantes desta categoria. Sabendo dessa força e também enquanto profissional, Elber que também é radialista formado pelo Senac e um grande entusiasta do meio, não deixou isso passar sem comemorar.

Já na abertura do evento, Elber fez questão de lembrar do profissional Augusto Júnior que faleceu recentemente, deixando o nome dessa ocasião em memória a todo serviço prestado em seu legado. “Augusto era um abnegado do rádio sergipano. Que sempre estava lá, em todos os horários com os informativos da rodada. Sempre com aquela fidelidade fantástica”, comentou. 

Em seu discurso na tribuna, o parlamentar falou que é preciso reforçar a luta desses batalhadores da comunicação. “Aqui nada mais é que um grande reconhecimento ao rádio que é um dos mais democráticos e acessíveis meios. Quantas vezes, ele fala com tantas pessoas de todas as classes que precisa se inteirar e se atualizar sobre tudo. Isso mostra a importância do rádio que só acontece graças aos profissionais que estão aqui e por trás dos microfones, das mesas e tantos outros nas ruas”. 

Ele aproveitou ainda para contar a sua trajetória na busca pela formação e lembrou que sua família também já fez parte dessa história. “O rádio sergipano é uma referência e a minha família também já passou por ele, como o meu avô Batalhinha, um dos grandes radialistas e até o meu pai que já passeou por esse caminho. E recentemente, me formei pelo Senac. Esse parlamento tem uma história interligada com o rádio, por isso essa homenagem”, detalhou.

Uma das ilustres presenças foi de Carlos Magalhães, o famoso “Magá”, um dos pioneiros nas sintonias em Sergipe com 76 anos de imprensa. Para ele, essa foi uma oportunidade de mostrar que o rádio não acabou. “Essa homenagem mostra a quem duvidou da gente e deu de cara com a parede. O rádio continua e agora com o advento do sistema da radiação e instrumentos de tecnologia avançada”, relatou. 

Fernando Cabral, representante da Federação dos Radialistas do Brasil, nomeou esse encontro com colegas também como de reunião e alinhamento. “Esse é um momento de reflexão e discussão da profissão de radialista, que muitas vezes é injustiçado, não valorizado economicamente e profissionalmente. Lembro que o rádio é um instrumento de muita força e jamais chegará a perder isso. Sempre vamos seguir inovando”. 

Alex Carvalho, presidente do Sindicato dos Radialistas, agradeceu ao vereador pelo prestígio. “Graças ao Elber, estamos aqui para debater com os comunicadores as prerrogativas sobre as condições de trabalho, a questão salarial e como anda o rádio em Sergipe, principalmente em Aracaju”, declarou ressaltando que a primeira Câmara a criar a lei que formalizava a profissão deles como assessores foi a de Aracaju. 

O Senac/SE que conta com o curso profissionalizante de Rádio/TV esteve presente com alunos, professores e coordenadores. Entre eles, Adalberto Trindade de Souto, diretor de educação profissional, que explicou que as turmas continuam e que toda a modernização está chegando para os interessados em realizar esse sonho da profissão. “O rádio é uma grande inspiração humana que se reinventa. Chega toda gama de tecnologia e se renova a essa nova realidade. O Senac tem quatro turmas do curso e isso mostra que ele continua sim”, disse destacando que o curso está presente na capital e em Nossa Senhora da Glória.  

Raoni Smith, aluno do curso, contou a alegria de estudar esse mundo e conhecer grandes nomes no dia de hoje. “Vejo essa Sessão como algo especial e gratificante. Como estudante, fico orgulhoso de estudar esse meio e em breve me tornar radialista. Fico feliz e sempre quis ser da área, saber que outras pessoas estariam me ouvindo pela voz”, comentou.

A solenidade contou ainda com a presença da vereadora Sônia Meire e dos vereadores Fabiano Oliveira e Cícero do Santa Maria. Para Fabiano que também é radialista, a indicação de Elber e todas as palavras foram de suma importância. “Eu tenho muito orgulho de ser radialista. A democracia do rádio faz com que cheguem as informações para a população em todos os grandes momentos de Sergipe. Ter um vereador como Elbinho faz essa Casa cada dia mais se engrandecer”, finalizou elogiando.