Servidoras são peças essenciais no trabalho da CMA

por Viviane Cavalcante — publicado 08/03/2017 09h40, última modificação 10/11/2017 16h33
Servidoras são peças essenciais no trabalho da CMA

César de Oliveira

Conciliar a rotina do trabalho com as tarefas de casa é uma prática comum entre as mulheres e com as servidoras da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), não é diferente. Há 32 anos na CMA, a secretária da Assessoria de Comunicação, Cristina Siqueira faz essas tarefas diariamente e garante que dá conta de tudo como ninguém. “Conciliar minha rotina de trabalho com a de mãe-avó não é fácil, mas me deixa realizada. É no trabalho que me encontro. Às vezes chego tão para baixo e assim que começo minhas tarefas, as coisas já ficam mais leves e minha autoestima vai lá para cima”, disse referindo-se ao contato diário com o dinamismo da imprensa.

Cristina conta que sempre deu o toque feminino no setor em que trabalha, já que, durante muitos anos teve apenas chefes homens. “Desde o dia em que entrei na Câmara a única mulher chefe e Diretora de Comunicação é Alexandra Brito, que realiza seu trabalho destreza e espírito de equipe”, descreveu.

Já a chefe da Divisão de Atendimento do Legislativo, Ana Pereira destacou o papel da mulher no Poder Legislativo, ambiente predominantemente masculino. “A mulher está apta a trabalhar onde ela desejar. Ela está provando cada dia mais que tem a mesma capacidade. Não existe mais essa ideia que mulher é o sexo frágil”, opinou.

Observando o trabalho de suas colegas, Ana destacou que as mulheres realizam suas atribuições com criatividade e detalhamento. A servidora relatou que não é nada fácil conciliar sua rotina de mãe, esposa, dona de casa com a do trabalho, mas que, tem o “jogo de cintura” de mulher para dar conta de tudo sem nada sair prejudicado. “Eu sei separar o que é trabalho, é trabalho, o que é de casa fica em casa. E assim, vou levando”, descreveu.

A secretária da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da CMA, Maria das Graças Gomes de Sá relatou que coloca dedicação e prazer em tudo que faz para conseguir colocar em prática tarefas do lar e do trabalho. “Me sinto realizada em poder trabalhar e sentir que o que eu faço faz a diferença no dia a dia da Câmara Municipal de Aracaju”, disse. Para Maria das Graças, a mulher é maravilhosa porque tem um jeito especial de conduzir as coisas. “A mulher tem uma visão de harmonia e uma dinâmica que o homem não tem”, concluiu.