Semana Lixo Zero: Breno Garibalde protocola Projeto de Lei

por Felipe Martins, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/10/2021 11h45, última modificação 26/10/2021 11h45
Semana Lixo Zero: Breno Garibalde protocola Projeto de Lei

Foto: Gilton Rosas

Com o objetivo de estimular a preservação ambiental, o vereador Breno Garibalde protocolou na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) o Projeto de Lei nº 256/2021, que institui a “Semana Lixo Zero" em Aracaju. A campanha nacional já vem sendo realizada em vários municípios brasileiros e visa ampliar a conscientização sobre nossa produção de resíduos e a destinação que damos para eles.

De acordo com os dados apresentados pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, em todo o Brasil, são produzidos cerca de 79,1 milhões de toneladas de resíduos por ano.

"Pensando nisso, protocolei o Projeto de Lei que pede a instituição dessa campanha em Aracaju, a ser realizada sempre na última semana de outubro. É urgente que a gente possa repensar nossos hábitos de consumo e estimular os debates sobre esse tema", destacou Breno.

Caso o PL seja aprovado e sancionado, a Semana Lixo Zero será realizada anualmente como um instrumento de política pública socioambiental e, entre os seus objetivos, estão o de proporcionar ambientes para discussão e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos do município, fomentar a economia solidária e a inclusão social, propor soluções para redução e reciclagem, incentivar o consumo consciente, promover ações educativas, palestras, fóruns, seminários e eventos sobre a temática, além de disseminar e proporcionar a produção científica e acadêmica.