Saúde mental de mães atípicas, serviços de infraestrutura e mobilidade urbana são destaque no Pequeno Expediente

por Fernanda Nery - Agência CMA — publicado 11/02/2026 13h00, última modificação 11/02/2026 13h00
Saúde mental de mães atípicas, serviços de infraestrutura e mobilidade urbana são destaque no Pequeno Expediente

Foto: Luanna Pinheiro

O Pequeno Expediente desta quarta-feira (11/02) teve início com a vereadora Thannata da Equoterapia (Mobiliza), que ressaltou a importância da saúde mental das mães atípicas. “A gente, que convive com as mães atípicas, sabe o quanto é desafiador ser mãe solo, ser mãe atípica e ser sozinha para tudo. Então, por muitas das vezes, a única opção é seguir”. A parlamentar reforçou que é imprescindível a implementação de políticas públicas voltadas para essas mães, pois elas sofrem constantemente com as dificuldades enfrentadas no cotidiano.

Na sequência, a vereadora salientou a campanha do Fevereiro Roxo, que chama a atenção para as pessoas que têm fibromialgia, lúpus e Alzheimer. Thannata destacou a importância do diagnóstico rápido e preciso, pois isso faz uma grande diferença para o tratamento e a qualidade de vida das pessoas acometidas por essas doenças.

O vereador Fábio Meireles (PDT) abordou a questão da falta de água na Zona Norte de Aracaju. O parlamentar exibiu um vídeo em que há relatos de moradores que estão há cinco dias sem água. O vereador fez um apelo para que o governador Fábio Mitidieri possa intervir junto à Iguá para que esse problema seja solucionado.

O vereador Joaquim da Janelinha (PDT) falou sobre a construção da Unidade Básica de Saúde Humberto Mourão. O parlamentar afirmou que houve um atraso nessa entrega devido a uma mudança em relação à empresa contratada, mas que estão dando sequência aos trabalhos de construção. O vereador ainda enfatizou que a localidade do Paraíso do Sul está passando por serviços de infraestrutura, mas que precisa também de requalificação da praça e do campo de areia, os quais estão numa situação precária. Joaquim da Janelinha afirmou que já encaminhou um requerimento e que passou a situação para o representante da Emurb, para que a revitalização do local seja prioridade.

O vereador Levi Oliveira (PP) parabenizou o vereador Anderson de Tuca pela prévia carnavalesca promovida pelo bloco Saudoso Tuca, ocorrida no último final de semana, no bairro Siqueira Campos. Levi também elogiou o bloco do Galo, que fez a alegria da população no bairro Augusto Franco. O parlamentar destacou não apenas os festejos, como também a geração de emprego e renda que a folia proporciona.  

O vereador Lúcio Flávio (PL) se solidarizou com o discurso da vereadora Thannata da Equoterapia e enfatizou o desgaste pelo qual as mães atípicas passam. O parlamentar fez questão de dizer que o poder público não pode abandonar essas mães e disse que “haverá um projeto, que nascerá muito em breve, com recurso de emendas impositivas, que acolherá tanto os filhos, quanto as mães atípicas”.

O vereador Pastor Diego (União Brasil) foi o último orador do Pequeno Expediente e falou sobre mudanças no trânsito e também sobre a fiscalização da faixa exclusiva de ônibus. Segundo o parlamentar, muitas pessoas estão reclamando de que alguns trechos da cidade estão bastante congestionados, sobretud,o nos horários de pico, devido à proibição do uso da faixa exclusiva em determinados horários. O vereador sugeriu, inclusive, que seja realizada uma reunião da Comissão de Transportes com representantes da SMTT, para que se encontre uma solução para a mobilidade urbana de Aracaju. Por fim, Pastor Diego parabenizou a prefeita Emília Corrêa e a secretária municipal de saúde, Débora Leite, pelo retorno da carreta da saúde integrada da mulher, que retomou os atendimentos no anexo do hospital Nestor Piva.