Sargento Byron participa de rodas de conversa sobre inclusão social com o Projeto Estrelas do Mar​

por Jacqueline Reis , da Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/05/2023 16h03, última modificação 25/05/2023 16h03

Foto: Assessoria Parlamentar

À convite de instituições de ensino, o vereador Sargento Byron (Republicanos), fundador do projeto social 'Estrelas do Mar',  participou na quinta-feira, 25, de duas apresentações com foco na acessibilidade e  inclusão social no município de Aracaju.

A primeira participação aconteceu em uma roda de conversa com estudantes do curso de Matemática - Licenciatura, do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Na ocasião, Byron apresentou o projeto idealizado há 11 anos e falou sobre as pautas de acessibilidade trabalhadas na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

"O Projeto Estrelas do Mar é parte de mim. Não foi preciso ter nenhum familiar ou amigo com deficiência para buscar estudar e aprender sobre o assunto. Perdi um primo-irmão que, ao tentar impedir um assalto, foi assassinado. Era nosso sonho , fazer do bodyboarding , esporte que amamos, ser usado como ferramenta de transformação social, voltado para a interação da pessoa com deficiência.  São anos buscando mudar a realidade de uma sociedade, levantando uma bandeira que deve ser de todos. Através do Estrelas do Mar pude conhecer o universo da acessibilidade, da saúde e da inclusão social. Estas são pautas que levo para o meu mandato e que me coloco à disposição para aproximar a sociedade do tema. Sem dúvidas, a educação fomenta essa mudança social", declarou Sargento Byron.

Em meio ao diálogo com os alunos, o papel do parlamentar, enquanto agente público, foi destacado pelo professor Davy Christian Souza Cardoso: "é muito importante termos alguém com esta vivência, que nos represente no espaço legislativo. Sou grato pela contribuição do amigo Byron ao Projeto de Extensão - Surfematemática : o IFS na comunidade - relatando uma história de tanta dedicação e amor, reforçando em todos os presentes o sentimento de fé e esperança na humanidade, e a certeza de dias melhores como resultado de nossas ações diárias, em nível pessoal ou profissional, em prol do bem comum” .

Na Faculdade Amadeus - FAMA, foi o momento junto aos graduandos em Administração. A temática também resultou em diálogo sobre o terceiro setor. "Falar sobre o terceiro setor é também falar sobre necessidade de políticas públicas. É a busca por melhorias na sociedade, que vão além de bens materiais. Estamos falando sobre sociabilidade, inclusão, empatia e laços de afeto. Sou imensamente grato a todos que se envolvem não só no projeto, mas em todas as causas que a temática aborda. Momentos como este, junto a estudantes , são muito valiosos", pontuou o parlamentar.
Sobre o Projeto

O projeto acontece todas as manhãs de sábado, na praia da Aruana e , atualmente, conta com a dedicação de 90 voluntários e  a participação de 70 alunos ( de várias idades e múltiplas deficiência), assim como crianças e jovens sem deficiência, mas que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Além da prática do bodyboarding, o Estrelas do Mar oferece o momento de acolhimento, alongamento, atividades lúdicas e aprendizagem, uma vez que conta com estagiários supervisionados de instituições de ensino superior dos mais variados cursos.