Sargento Byron aborda dados relacionados à violência contra crianças e adolescentes

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/10/2021 10h58, última modificação 27/10/2021 10h58
Sargento Byron aborda dados relacionados à violência contra crianças e adolescentes

Foto: Gilton Rosas

Embasado nos dados divulgados pelo UNIFEC e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o vereador de Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), apresentou, nesta quarta-feira, 27, um panorama relacionado à violência contra crianças, adolescentes e jovens no país e lembrou do assassinato da pequena Lorrany, de 6 anos, que foi assassinada no bairro Santa Maria, na última semana. O parlamentar lamentou o ocorrido e cobrou uma atuação ainda maior do poder público no enfrentamento das violações de direitos das crianças e adolescentes da capital sergipana.

De acordo com os dados divulgados pelo UNICEF e pelo Fórum, entre 2016 e 2020, 35 mil crianças e adolescentes de 0 a 19 anos foram mortos de forma violenta no Brasil – uma média de 7 mil por ano. Além disso, de 2017 a 2020, 180 mil sofreram violência sexual – uma média de 45 mil por ano. O apanhado de informações foi organizado através de uma análise inédita dos boletins de ocorrência das 27 unidades da Federação.

No Pequeno Expediente, Byron convocou todo o parlamento para que se some à causa e ajude a fortalecer a luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “Esses são dados que precisamos refletir e colocar embaixo dos braços para buscarmos soluções. São violências que estão por todas as partes e, muitas vezes, dentro do ambiente familiar. Precisamos brigar por políticas públicas que previnam, combatam e punam os infratores. É inadmissível presenciarmos situações como a da Lorrany. Aracaju está em luto. Precisamos agir para que isso não ocorra mais. O poder público precisa cuidar das nossas crianças e dos nossos adolescentes”, frisou.

Retorno do Estrelas do Mar


Na Sessão Ordinária, Byron aproveitou para anunciar o retorno do Projeto Estrelas do Mar, que promove a inclusão social através de práticas de esportes e atividades lúdicas, destinado às pessoas com deficiência. “Eu convido todos desta casa para ir ao projeto. Estou falando de um ato de amor, de acolhimento. Um projeto que cuida das pessoas com deficiência e promove a garantia dos direitos desses cidadãos”, destacou.