Ricardo Vasconcelos alerta sobre a baixa cobertura de vacinação contra poliomielite

por Jéssica Amaral, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 12/05/2022 14h32, última modificação 12/05/2022 14h32
Ricardo Vasconcelos alerta sobre a baixa cobertura de vacinação contra poliomielite

Foto: Gilton Rosas

Nesta quinta-feira (12), durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador  Ricardo Vasconcelos (REDE), iniciou seu discurso no pequeno expediente falando sobre a baixa cobertura de vacinação contra poliomielite.

Pelo menos 500 mil crianças no País não foram vacinadas contra a poliomielite. O número alto de pessoas sem proteção contra a doença levou a Organização Panamericana de Saúde (Opas) a incluir o Brasil na lista dos oito países da América Latina com alto risco de volta da infecção. Esse foi um dos temas abordados pelo parlamentar.

“Vou falar mais uma vez sobre a irresponsabilidade dos pais que misturam o sentimento de maternidade e paternidade com ideologia partidária, deixando de vacinar os filhos contra a poliomielite, como se não bastassem os problemas da covid. Precisamos unir forças para mudar esse quadro, afinal, a vida dos nossos filhos valem mais que qualquer questão política”, pontuou o vereador Ricardo Vasconcelos.

 O que é a poliomielite?

Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.