Ricardo Marques dá voz a jovem que foi identificada por engano duas vezes pelo Sistema de Reconhecimento Facial e teve abordagem truculenta

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 06/11/2023 16h54, última modificação 06/11/2023 16h54

Foto: Assessoria

Na tarde deste domingo, 5, o vereador Ricardo Marques (Cidadania) esteve na casa de Taislane Santos, de 31 anos, onde gravou um vídeo para dar voz a jovem que foi identificada de forma equivocada, duas vezes, pelo Sistema de Reconhecimento Facial durante a festa do Pré-Caju no último sábado, na Orla da Atalaia.

Ela relatou que foi abordada duas vezes na festa por policiais. Na primeira até entendeu o equívoco e aceitou as desculpas dos agentes da Polícia Civil, que segundo ela foram educados. Já na segunda abordagem não teve tempo de se justificar devido a forma truculenta que os policiais militares a abordaram. Ela disse que ficou com tanto medo que se urinou e chorou muito.

"O que passei em público foi de extremo constrangimento e humilhação”, disse Taislaine.

O vereador Ricardo Marques fez um apelo para que o Sistema de Reconhecimento Facial seja reavaliado, assim como a abordagem por parte dos agentes da Polícia Militar.

"Alguns fatores me chamaram a atenção: por ter ocorrido com uma mulher negra e pela repetição da falha na identificação facial. O sistema ajuda a prender criminosos, mas por se tratar de uma tecnologia, os profissionais precisam ter cautela na abordagem de cada caso e verificar a veracidade para evitar ações equivocadas com cidadãos de bem em público. Entrei em contato com a SSP e com o comando da PM. Aguardo um retorno mais humano sobre esse caso", finaliza Ricardo Marques.