Ricardo Marques abraça ‘Campanha Setembro Verde’ e faz alerta sobre doação de órgãos

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/09/2021 08h26, última modificação 08/09/2021 08h26
Ricardo Marques abraça ‘Campanha Setembro Verde’ e faz alerta sobre doação de órgãos

Foto: Assessoria do parlamentar

Muito engajado com as causas sociais e de saúde pública, o vereador Ricardo Marques (Cidadania) participou do lançamento da ‘Campanha Setembro Verde’, que tem como proposta promover ações com o objetivo de sensibilizar profissionais de saúde e a população quanto ao processo de doação e transplante de órgãos.

“O transplante é uma modalidade terapêutica e só ocorre se houver um doador, qualquer pessoa pode precisar de um transplante, do mesmo jeito que qualquer pessoa pode ser doador. Para trazer mais esclarecimentos sobre o assunto, vou realizar uma séries de lives com profissionais da área, transplantados e doadores e todos podem participar também. Espero todos no meu Instagram para debater de forma aberta, aprender e tirar dúvidas sobre o assunto”, convida.

A abertura da campanha foi realizada no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), e contou com a divulgação da programação que inclui desde jornada de sensibilização, a iluminação de prédios públicos e passeio ciclístico, tudo em parceria com a Central Estadual de Transplantes, o Banco de Olhos de Sergipe (Bose) e a Organização de Procura de Órgãos (OPO).

De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, são mais de 46 mil pessoas na fila para transplante de órgãos, 25 mil pessoas aguardam um transplante de rim. Em Sergipe são 340 pessoas listadas para um transplante de córnea e aproximadamente 1.300 pessoas fazendo alguma modalidade de diálise. É preconizado que 40% ou 50% dos pacientes que fazem diálise, estejam inscritos para transplante renal, ou seja, cerca de 990 pessoas aguardando por um transplante no Estado, isso sem falar no transplante de fígado e coração.