Regimento: revisão deve sanar conflitos com a Constituição

por Alexandra Brito — publicado 27/06/2017 19h10, última modificação 06/12/2017 15h25

A Assessoria Jurídica da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) informa que já existe uma comissão constituída, formada por seis vereadores, dois servidores e um assessor, para revisar e atualizar o regimento interno da Casa Parlamentar, vigente desde 1971. O grupo foi montado no final de abril, justamente por força de algumas incongruências encontradas em alguns artigos do Regimento da CMA, com a Constituição Federal.

“Nosso Regimento estava muito desfasado e necessitando urgente de uma reforma. Foi nomeado como presidente da comissão o competente vereador Iran Barbosa, um dos parlamentares mais preparados na Casa”, comentou Nitinho.

A reformulação se fez necessária após a solicitação da abertura da CPI do Lixo. O Requerimento foi apresentado por um grupo de vereadores que, após o documento não ter sido aprovado pela maioria do Plenário, ingressou com mandado de segurança na Justiça para que fosse autorizada a instauração da CPI, sob a alegação que esse artigo era inconstitucional e que só bastava o Requerimento com a assinatura de 1/3 dos vereadores para a CPI ser instaurada.

Esse processo ainda se encontra pendente de julgamento definitivo na Justiça, mas por força desses argumentos, a Câmara Municipal de Aracaju está revendo o Regimento Interno. Com a atualização do documento que rege a Casa Parlamentar, torna-se desnecessário o ingresso de ação declaratória de inconstitucionalidade, pois os casos futuros já serão regidos sob a égide do novo Regimento.

Comissão

Com o intuito de readequar e atualizar o Regimento Interno da CMA que existe há 46 anos, os vereadores Elber Batalha Filho (PSB), Iran Barbosa (PT), Emília Corrêa (PEN), Américo de Deus (REDE), Carlito Alves (PRB) e Professor Bittencourt (PCdoB) estão estudando a modernização das regras, ao lado dos servidores da Casa, Roberto Bomfim e Elias Aureliano, e do assessor Sérgio Bezerra, que será o secretário da comissão.