Projeto “Conhecendo o Parlamento” promove formação cidadã e política dos estudantes da Escola Estadual Tobias Barreto

por Lucas Oliver, da Assessoria de Comunicação da Escola do Legislativo de Aracaju — publicado 14/09/2023 16h39, última modificação 14/09/2023 16h39

Foto: Lucas Oliver

Na manhã desta quinta-feira, 14, a Escola do Legislativo, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), esteve presente, por meio do projeto “Conhecendo o Parlamento Itinerante”, no Colégio Estadual Tobias Barreto. Os estudantes do 2º ano puderam aprender sobre cidadania, política e o funcionamento do Poder Municipal.

O diretor da Escola do Legislativo Municipal, Vander Costa, destaca o projeto “Conhecendo o Parlamento”. “Criado pela Câmara Municipal de Aracaju com a opção de levar para os estudantes a possibilidade de oferecer palestra sobre representatividade política, sobre revisão de Poderes para que os alunos possam conhecer sobre a importância do Legislativo, Executivo e Judiciário. Portanto, hoje estamos no Colégio Estadual Tobias Barreto para promover a consciência cidadã na hora do voto, além de simularmos uma eleição, para que os discentes possam vivenciar as etapas de uma campanha com direito a propostas e a eleição”, diz.

“A segunda etapa da palestra consiste na visita à Câmara Municipal de Aracaju para que os estudantes possam ver os bastidores de uma sessão, além de conversar com os vereadores e ter o contato direto com o presidente da Casa, o Ricardo Vasconcelos”, acrescenta. Com a apresentação das chapas e eleição, Manoela Santos foi eleita Vereadora do Futuro, através do voto popular. “Fiquei surpresa com o resultado. Apresentei o que eu penso que poderíamos melhorar no nosso dia a dia, na nossa cidade e no nosso bairro, como por exemplo, saúde, segurança e transporte, além do investimento em saneamento básico. Gostei também de conhecer a CMA e poder assistir a sessão. Foi um dia inesquecível”, comenta.

A professora Flávia Ferreira parabeniza a Escola do Legislativo pela iniciativa. “Eu achei maravilhoso este projeto. Os alunos vão ver na prática os conteúdos trabalhados em sala de aula. Hoje é um momento de reflexão social, além de pensar em soluções, pois precisamos ensinar a geração atual para que as próximas possam ter o voto consciente e a visão de que é dentro da política que tudo se resolve. Afinal, é a partir dessa palestra que os estudantes vão passar a compreender sobre política. Precisamos interromper esse afastamento do jovem com a política e desenvolver a cidadania e consciência política”, pontua.