Nova vereadora: Sonia Meire toma posse nesta quinta

por Agência Câmara Aracaju — publicado 31/01/2023 12h16, última modificação 31/01/2023 12h16
Nova vereadora: Sonia Meire toma posse nesta quinta

Foto: Gilton Rosas

Aracaju terá uma nova vereadora. Ocorrerá na manhã da próxima quinta-feira, 02, às 8h, a solenidade de posse da professora Sonia Meire (PSOL), para o Biênio 2023/2024. A ativista substituirá Linda Brasil (PSOL), que renunciará para assumir o mandato de deputada estadual. A professora foi a oitava candidata mais votada em Aracaju, com 3.342 votos, mas devido à legislação não assumiu, ficando como primeira suplente.

Sonia Meire falou sobre suas expectativas para a posse e afirmou estar preparada para assumir o cargo. “Estou preparadíssima, estamos sempre prontas. Nós, do PSOL, estamos na luta todos os dias em defesa dos direitos da mulher, da educação, dos direitos à dignidade humana. Estamos sempre prontas para assumir essa função, que vamos agora exercer nos próximos dois anos de legislatura, ” disse a professora.

Na oportunidade, a ativista destacou as responsabilidades do cargo de vereadora. “Para nós que viemos do chão, das lutas, ocupar uma legislatura é muito importante. Que a gente saiba colocar essas demandas e se comunicar com a sociedade, com a população, para que tenham ciência dos avanços que nós podemos ter por dentro de uma legislatura de uma feminista, mulher, trabalhadora, professora. ”

Na mesma linha, a sindicalista enfatizou a necessidade de atuar em conjunto com os vereadores e vereadoras em defesa dos direitos, em especial, das políticas públicas. “É preciso atender a maioria da população que vive hoje em situação de vulnerabilidade, passando muita necessidade, e nós temos políticas públicas frágeis e que não atendem a população,” finalizou Sonia Meire.

Sobre Sonia Meire

Professora Sonia Meire é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), doutora em Educação pela Universidade do Rio Grande do Norte e doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra. É professora aposentada do departamento de Educação da UFS.

Em sua trajetória, atuou com a educação popular na alfabetização de trabalhadores e trabalhadoras rurais, organização e formação política de movimentos sociais e sindicatos da educação. É feminista, com atuação no movimento de mulheres de Sergipe, na defesa dos direitos das mulheres, contra violência machista e feminicídio.

Combate e repudia toda forma de opressão. Apoia os movimentos em defesa da população LGBTQIA+, movimento negro, movimentos de moradia, ocupações urbanas e comunidades tradicionais.

Filiou-se ao PSOL em 2011, contribuindo para a organização e fortalecimento do partido no estado e já foi presidente do PSOL Aracaju. Em 2014, foi candidata pela primeira vez, disputando o governo de Sergipe. Já em 2020, foi a oitava vereadora mais votada de Aracaju. Em 2022 foi novamente a oitava mais votada em Aracaju, enquanto deputada federal.