É Lei: 30 de janeiro é o Dia de Combate ao Câncer em Aracaju

por Agência Câmara Aracaju — publicado 30/01/2023 12h20, última modificação 30/01/2023 12h21
O Projeto de Lei nº 08/2021, de autoria da vereadora Sheyla Galba (Cidadania), instituiu a data com o intuito de promover ações preventivas
É Lei: 30 de janeiro é o Dia de Combate ao Câncer em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se cerca de seis mil novos casos para cada ano do triênio 2020-2022 em Sergipe, sendo que três mil estão previstos para Aracaju. A Lei nº 5.392, de 09 de agosto de 2021, instituiu o 30 de janeiro como Dia Municipal de Combate ao Câncer e visa alertar a sociedade sobre a importância de conhecer os sinais e sintomas da doença, visando assim o diagnóstico precoce.

O Projeto de Lei nº 08/2021 é de autoria da vereadora Sheyla Galba (Cidadania), atual 3ª Secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A Legislação objetiva promover e incentivar ações educativas e preventivas relacionadas à doença, além de promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às pessoas com câncer.

A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) realizou um evento, na manhã desta segunda-feira, 30, na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, para divulgar a Lei por meio de serviços de saúde e bem-estar, com o intuito de conscientizar a população aracajuana sobre a importância do diagnóstico precoce.

“A Lei 5.392/2021 é uma Lei de prevenção. Não tínhamos um Dia Municipal de Combate ao Câncer. Queremos falar para os gestores e para toda população que existe vida sim depois do câncer, eu sou prova viva disso, e também que a prevenção é muito importante. É isso que estamos fazendo aqui na Praça Fausto Cardoso, trazendo a prevenção para as pessoas que estão passando aqui pelo Centro de Aracaju”, explicou a parlamentar.

Segundo a vereadora propositora, a Secretaria Municipal de Saúde tem planejamento para expandir a Lei e realizar uma Semana de Prevenção ao Câncer. “Estamos no segundo ano de aplicação da Lei. Ano passado, fizemos na praia e hoje aqui no Centro. A criação dessa Lei foi em memória de Iva Leite, uma mulher de peito, com 22 anos de idade, que morreu com câncer e por falta de tratamento. Estamos lutando, trazendo a prevenção para o nosso povo aracajuano”, defendeu a 3º Secretária da CMA.