Ângela Melo defende concurso público para magistério de Aracaju e ampliação das vagas de creche

por Paulo Victor Melo, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 15/09/2021 12h00, última modificação 15/09/2021 12h00

Foto: Assessoria da parlamentar

Na última segunda-feira, 13, com a retomada das aulas presenciais na rede pública municipal de Aracaju, a vereadora Professora Ângela Melo (PT) visitou duas escolas da cidade, a EMEF Juscelino Kubistchek e a EMEI Benjamin Alves de Carvalho.

“Esses diálogos no chão da escola serão uma constante no meu mandato. Antes mesmo do retorno presencial, fui a algumas escolas para verificar de perto se tínhamos condições sanitárias de retomada. Permanecerei atenta na fiscalização do cumprimento de todas as medidas, necessárias para que as comunidades escolares tenham a saúde e a vida preservadas”, disse Ângela.

Nas visitas, a parlamentar confirmou a necessidade de duas questões urgentes para a educação pública de Aracaju: a realização de concurso público para o magistério e o aumento da oferta de vagas nas creches.

“É um absurdo que algumas escolas tenham quase metade dos seus professores que não são efetivos. Uma das estratégias do Plano Nacional de Educação é que, até o terceiro ano de vigência do PNE, pelo menos 90% dos professores e professoras das redes pública de educação devem ser efetivos. Enquanto isso, mais de 25% do quadro de professores da rede municipal de Aracaju é formado por professores contratados, que não têm estabilidade. Por isto, é urgente um concurso público”, frisou.

A respeito das creches, Ângela Melo destacou que uma das escolas que visitou, a Benjamin Alves de Carvalho, “tem creche e já está com uma lista de espera que é quase o total das vagas existentes. Na prática, isso significa que as listas de espera são apenas de espera mesmo”, criticou.

Para Ângela Melo, “não adianta de nada termos uma propaganda muito bonita sobre as nossas escolas se nós temos centenas de mães em listas de espera para conseguir uma vaga para os seus filhos nas creches públicas”.