Professora Ângela Melo cobra da Prefeitura informações sobre o transporte escolar em Aracaju

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/09/2022 08h37, última modificação 20/09/2022 08h37

Um vídeo que circula na internet simboliza o cenário da educação pública em Aracaju: aproximadamente 80 crianças transportadas, sem qualquer segurança e amontoadas num único ônibus escolar. A situação indignou a vereadora Professora Ângela Melo (PT), que protocolou um requerimento solicitando da Secretaria Municipal de Educação informações sobre o transporte escolar em Aracaju.

“Quantos ônibus escolares são utilizados pela Semed? Quais são as linhas e trajetos que esses ônibus fazem? São quantos estudantes em cada ônibus? Todos os veículos dispõem de cintos de segurança adequados para as crianças? Todas vão sentadas?” Esses foram alguns dos questionamentos feitos por Ângela Melo.

Um levantamento do Instituto de Estudos Socioeconômicos indica uma das causas do descaso com as crianças e adolescentes das escolas públicas: em 2022, foram autorizados apenas R$ 17 milhões pelo Governo Federal para investimento no transporte escolar, o que equivale a apenas 3% do que foi autorizado em 2019.

Além de denunciar o caráter antieducação e anti-infância do governo Bolsonaro, Professora Ângela Melo chama a Prefeitura de Aracaju à responsabilidade: “é assim que o prefeito Edvaldo Nogueira trata as nossas crianças? É essa a educação da tão divulgada e tão enganosa cidade da qualidade de vida?”