Presidente do Sindipema utiliza tribuna da Câmara Municipal de Aracaju e critica reajuste linear anunciado pelo Executivo

por Agência CMA — publicado 11/06/2025 15h20, última modificação 11/06/2025 15h20
Segundo Obanshe Severo, professores aposentados no município não estão recebendo Gratificação Especial por Atividade
Presidente do Sindipema utiliza tribuna da Câmara Municipal de Aracaju e critica reajuste linear anunciado pelo Executivo

Luanna Pinheiro

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Aracaju (Sindipema), Obanshe Severo, fez uso da tribuna da Câmara Municipal de Aracaju na 45ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta quarta-feira (11/06). 

Severo, na oportunidade, discursou sobre o impacto financeiro do reajuste linear dos servidores anunciado pelo Executivo Municipal na carreira dos profissionais do magistério. 

“O reajuste de 6% não alcança nem de perto o que buscamos em nossa luta”. O líder sindical ilustrou o discurso com uma tabela de vencimentos da carreira do magistério. “Podemos observar que, no início da carreira, temos pouquíssimos professores; temos uma perda salarial que pode ser complementada com o complemento do piso. Mas, no final da carreira, no último nível, observamos uma perda de mais de R$ 2 mil. Isso não podemos aceitar”. 

Segundo Severo, o déficit salarial é ainda maior para os servidores aposentados, já que a categoria não recebe a Gratificação Especial por Atividade (GEA). “Essas pessoas não recebem gratificação, apesar de nossa vitória judicial no último dia 16 da ação coletiva da GEA. Nós apresentamos isso para a Prefeitura, mas, infelizmente, não foi considerado. Esses professores e professoras aposentados deixam de receber, em seu salário, o valor correspondente a 99% do salário base”.