Preço exorbitante do gás de cozinha também foi pauta do vereador Américo

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/01/2018 01h00, última modificação 19/01/2018 09h44
Preço exorbitante do gás de cozinha também foi pauta do vereador Américo

Foto: César de Oliveira

O vereador Américo de Deus (Rede) em seus pronunciamentos na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) sempre demonstrou sua preocupação e repúdio ao aumento exorbitante no preço do gás de cozinha.

Durante vários de seus discursos na Tribuna o vereador mostrou-se indignado com o crescimento abusivo do valor do botijão de gás, que segundo o parlamentar (na época), poderia atingir cerca de R$100 (cem Reais) até o final do ano de 2017. “Como havia falado anteriormente, devido aos aumentos, muitas pessoas retornaram aos tempos antigos, utilizando querosene e álcool para cozinhar, por diversas vezes utilizei a Tribuna da Câmara de Vereadores para repudiar essa situação e também para denunciar o sofrimento da população. Agora com a nova política de preço o povo poderá respirar um pouco mais aliviado”, afirmou o parlamentar.

Desde o mês de Junho do último ano a Petrobras anunciou por cinco vezes, aumentos no valor do gás de cozinha. Nesse período, o preço do botijão nas distribuidoras subiu quase 50% abalando a estrutura financeira dos brasileiros. A Petrobras anunciou na última quinta-feira (18) uma redução de 5% no preço dos botijões de 13 kg que serão vendidos a partir desta sexta-feira (19). Além dessa redução, a estatal determinou que novos reajustes passem a ocorrer a cada três meses, desta forma cumprindo a Resolução 4/2005 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a qual estabelece que o preço deve ser diferenciado para a comercialização do gás liquefeito de petróleo de uso residencial.