Prazo para regularização de situação eleitoral se encerra em 08 de maio

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 24/04/2024 12h10, última modificação 24/04/2024 12h28
Central de Atendimento ao eleitor de Aracaju e Barra dos Coqueiros está localizada no bairro Industrial
Prazo para regularização de situação eleitoral se encerra em 08 de maio

Gilton Rosas

Quem ainda não regularizou a situação eleitoral deve ficar atento,  pois o prazo para tirar o primeiro título, transferir local de votação ou fazer atualizações termina no dia 8 de maio.

A regularização pode ser feita de forma on-line por meio do Título Net, no site do TRE-SE, para os eleitores que estão com a biometria regular,  ou,  presencialmente, na Central de Atendimento ao Eleitor de Aracaju e Barra dos Coqueiros, localizada no complexo desportivo do SESI, situado na Rua João Ávila Neto, distrito Industrial de Aracaju. As Eleições municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro. Com a proximidade do 08 de maio, o TRE-SE anunciou a ampliação dos horários de atendimento nos cartórios eleitorais.

Desde o dia 15 de abril, o horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais da Capital e na Central de Atendimento de Aracaju foi ampliado e passou a ser ofertado das 7 às 16 horas. Nos Cartórios Eleitorais do Interior, o atendimento ocorre das 8 às 17 horas.

Atendimento no Final de Semana

O TRE também estendeu o atendimento para os finais de semana em três datas importantes, oportunizando aos eleitores que não possam comparecer, durante a semana, a resolução de pendências eleitorais. Nos dias 27 de abril (sábado), 01 de maio (feriado) e 04 de maio de 2024 (sábado) os Cartórios Eleitorais do Interior abrirão das 8 às 14 horas, e a Central de Atendimento de Aracaju funcionará das 7h às 13h.

Atendimento Virtual

A eleitora e o eleitor podem tirar o título utilizando a plataforma Título Net, no site do TRE: https://www.tre-se.jus.br/#/. Para solicitar o documento pela primeira vez, selecione a opção “não tenho”, na guia “Título de eleitor”, e preencha os campos indicados com nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

No site do TRE-SE também é possível imprimir o título de eleitor, consultar débitos eleitorais, incluir o nome social no cadastro eleitoral, bem como emitir e validar as seguintes certidões: composição partidáriacrimes eleitoraisfiliação partidárianegativa de alistamento eleitoral e quitação eleitoral.

Biometria

Quem não possui biometria deverá comparecer ao seu cartório eleitoral munido de documento oficial de identidade (exceto CNH), com foto e comprovante de endereço, no prazo de até 30 dias do requerimento, para realizar a coleta.

Fale com o TER-SE

Para mais informações, é possível entrar em contato com a Central de Atendimento ao eleitorado pelos telefones 3209-8836 ou 3209-8740. WhatsApp (79) 99890-0947. Ou pelo e-mail: nae@tre-se.jus.br. O horário de funcionamento é das 7h às 13h.

Eleições 2024

Em 2024, os brasileiros irão às urnas eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios. As eleições municipais de 2024 serão realizadas em 5.569 cidades. A idade mínima de 21 anos para concorrer à prefeitura e a de 18 anos para à Câmara Municipal.

Mais vagas na CMA

No pleito deste ano, os eleitores aracajuanos elegerão 26 vereadores, acrescendo mais 2 parlamentares à Casa legislativa. O aumento no número de vagas foi aprovado pela Câmara Municipal de Aracaju em novembro de 2023. A justificativa foi adequar o número de representantes do Legislativo ao que estabelece a Constituição Federal. A lei determina que o número de parlamentares das casas legislativas deve levar em conta a população de cada município. De acordo com os dados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Aracaju alcançou a marca de 602.757 habitantes.

*Com informações do TRE-SE