PL de Fábio Meireles (PDT) propõe pulseira de identificação para pessoas com Alzheimer
A Câmara Municipal de Aracaju, durante a 97ª Sessão Ordinária de 2025, na terça-feira (11), aprovou, em primeira votação, Projeto de Lei nº 137/2025, de autoria do vereador Fábio Meireles, que propõe a criação de pulseiras de identificação para pacientes com a doença de Alzheimer em Aracaju.
Para o vereador Fábio Meireles, a pulseira contribui para a conscientização da sociedade sobre a doença, promovendo um atendimento mais humanizado e eficiente.
A pulseira de identificação deverá conter as seguintes informações: nome completo do paciente; nome e contato do responsável legal ou familiar; informação destacada sobre a condição de paciente com Alzheimer.
A pessoa portadora de Alzheimer deverá apresentar comprovante médico constando ter referida doença, a fim de obter ou adquirir a pulseira. A pulseira de identificação garantirá aos pacientes e seus acompanhantes a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados.
“Os órgãos de saúde e assistência social do município poderão promover campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância da pulseira de identificação para pacientes com Alzheimer e seu significado no atendimento e cuidado do paciente”, explica o parlamentar.
A instituição da pulseira de identificação para pacientes diagnosticados com Alzheimer tem como objetivo proporcionar maior segurança e agilidade no atendimento dessas pessoas, que frequentemente podem se desorientar ou apresentar comportamentos inesperados devido à progressão da doença.
“Ao garantir que informações essenciais sobre o paciente e seu responsável estejam acessíveis de forma clara e visível, a medida facilita a comunicação e o suporte em situações emergenciais, tanto em serviços públicos quanto privados”, ressalta.