PL de Emília incentiva apadrinhamento de idosos

por Andréa Lima, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 27/04/2022 14h06, última modificação 27/04/2022 14h06
PL de Emília incentiva apadrinhamento de idosos

Foto: Gilton Rosas

Está em tramitação, na Câmara de Municipal de Aracaju (CMA) de autoria da vereadora Emília Corrêa (Patriota) o Projeto de Lei(PL) 78/2022, que propõe a criação do Programa de Apadrinhamento Afetivo de Idosos. O objetivo é acolher, amparar e resgatar o respeito aos idosos que residem em entidades assistenciais públicas ou privadas do município.

“É um projeto simples, mas muito significativo. Todos nós sabemos da importância e a diferença que faz na vida de um idoso a convivência sadia com outras pessoas nessa fase da vida. Auxilia na melhora da saúde mental, previne a depressão, evita o sedentarismo, entre outras vantagens. Fatores essenciais que eles possam se sentir acolhidos e especiais, é exatamente essa a ideia”, afirmou a autora.

A parlamentar explicou que esse apadrinhamento acontecerá, caso o projeto seja aprovado, mediante autorização e, em dias específicos. “Seriam alguns momentos de lazer em finais de semana, feriados ou datas comemorativas; possibilitando, às esses idosos um pouco de atenção e afeto para quem, muitas vezes, é desprezado pela própria família, mesmo assim, isso só será permitido com a autorização legal do familiar ou da entidade em que o idoso reside”, pontuou.

Sobre o PL

De acordo com a proposta, os interessados em apadrinhar afetivamente idosos deverão procurar os órgãos competentes para fins de legitimação e ratificação de disponibilidade, bem como, comprovação de recursos financeiros para proporcionar o acolhimento do apadrinhado. O responsável legal ou familiar do idoso também deverá autorizar o apadrinhamento, e as saídas do idoso da instituição em que mora.