Participação do Confiança na final da Copa do Nordeste, Parada LGBTQIAPN+ e criação de salas de silêncio para autorregulação de alunos autistas marcam o pequeno expediente
O pequeno expediente desta quarta-feira (03/09) teve início com o vereador Vinícius Porto (PDT), que destacou o jogo que irá acontecer hoje da final da Copa do Nordeste, em que o Confiança enfrentará o time do Bahia. “Pela primeira vez, de forma histórica, o Confiança está representando todo o povo sergipano. Mesmo aqueles que não gostam de futebol nem do Confiança, sabem da importância desse evento”.
O parlamentar ainda enfatizou que o evento proporcionará movimentação econômica significativa para a capital. Vinícius Porto ainda chamou a atenção para a importância das emendas parlamentares para o desempenho do time. “Esta Casa é responsável pela chegada do Confiança à final da Copa do Nordeste. Antigamente nós não tínhamos emendas impositivas, depois, com a chegada das emendas, diversos vereadores depositaram confiança nessa diretoria, investindo recursos, e o resultado está aí.”
O vereador Bigode do Santa Maria (PSD) utilizou seu momento na tribuna para parabenizar a Emsurb pela limpeza da cidade, em especial do bairro 17 de março, localizado na zona de expansão de Aracaju. “Onde eu tenho passado, eu vejo o pessoal na rua limpando a nossa cidade e isso é muito bom.” O parlamentar também lembrou o aniversário do ex-vereador Agamenon Sobral. “Uma pessoa boa, que passou um tempo com a gente aqui. Deus te abençoe, feliz aniversário.”
O vereador Fábio Meireles (PDT) iniciou seu discurso citando a aprovação do projeto 148/2025, de sua autoria, em segunda discussão, na manhã de ontem. O projeto dispõe sobre a criação de salas de silêncio para autorregulação de alunos autistas e neuroatípicos nas escolas de Aracaju. “Para essas crianças, qualquer situação adversa pode tirar esses alunos da sua zona de conforto e colocando-as num momento de crise. Essa sala do silêncio vai levar para esses alunos a tranquilidade e a oportunidade da inclusão.” Em seguida, o parlamentar exibiu um vídeo de uma psicopedagoga, que demonstrou gratidão ao vereador por esse projeto de lei.
O vereador Joaquim da Janelinha (PDT) citou o fato de que um jovem de 16 anos do Paraíso do Sul sofreu um infarto e teve dificuldade para fazer os exames necessários. “É preciso sair do Fernando Franco para fazer a tomografia no HUSE, para retornar para lá, aguardar o resultado para que seja encaminhado para uma UTI, se for o caso, e para que seja feito o tratamento adequado”. Na oportunidade, o parlamentar fez um convite para que o governador e a prefeita Emília Corrêa façam uma parceria para a criação de um centro de imagens com certa urgência, com o objetivo de mudar essa realidade e a vida dos aracajuanos. Por fim, o parlamentar destacou o retorno do transplante de rim e de fígado no estado de Sergipe. “Sergipe está avançando cada vez mais na questão de transplante.”
O vereador Lúcio Flávio (PL) comemorou a manutenção, por unanimidade, do veto total da prefeita Emília Corrêa ao Projeto de Lei Complementar nº 6/2025, que regulamentava a prestação do serviço público de loteria pelo Poder Executivo Municipal, seja diretamente ou por meio de concessão ou permissão. “Jogo de azar não é política pública”, afirmou. Na sequência, o parlamentar repercutiu o fato de que um bebê que estava engasgado foi salvo por um policial militar que estava em seu momento de folga. O ato do policial foi bastante elogiado e recebeu uma menção honrosa na Alese e na Câmara Municipal de Aracaju. Porém, ao fazer o requerimento para que fosse considerado como um ato de bravura, a própria polícia militar não reconheceu. “Quem é pai de um recém-nascido que já engasgou sabe a importância desse ato. Não é o primeiro caso que a gente vê a polícia militar não reconhecer o ato de bravura”. Lúcio Flávio fez um apelo para que os vereadores possam fazer uma visita ao governador e solicitar que esses casos sejam avaliados e reconhecidos da forma devida.
O vereador Pastor Diego (União Brasil) parabenizou o time do Confiança pela sua participação na final de hoje da Copa do Nordeste. “Nós desejamos sucesso e que o Confiança possa lograr êxito. Essa final de hoje é um marco importante para o futebol sergipano”. Pastor Diego ainda falou sobre as denúncias que surgiram no Senado Federal. Segundo o parlamentar, essas denúncias “trazem informações do ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes sobre suposta forja de provas para deferir mandados de busca e apreensão em face de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro”. O vereador ainda elogiou o seu partido, União Brasil, que ontem declarou a saída da base do Governo Federal.
A vereadora Professora Sonia Meire (PSOL) destacou a sua participação na Parada LGBTQIAPN+, no último final de semana, na capital sergipana. “Este ano o tema foi Envelhecer é Resistir. Pessoas que já passaram por inúmeras discriminações estiveram presentes, foi um evento lindo e nós queremos agradecer o apoio dos órgãos públicos e a todas as pessoas que fizeram essa festa brilhante, com muita alegria, amor e luta, resistindo sempre”. Sonia Meire também aproveitou seu tempo na tribuna para fazer uma homenagem à professora e poetisa Isabel Nascimento pelo lançamento do seu livro ‘Monumentos da Cultura Sergipana’. “Um trabalho belíssimo que fala de toda a nossa sergipanidade, de toda a nossa cultura e essa produção literária precisa estar à disposição das nossas crianças e adolescentes das escolas públicas da rede municipal e da rede estadual”.
Ao finalizar seu discurso, a parlamentar citou uma denúncia que recebeu de uma pessoa que tinha um food truck no espaço Sobre as Ondas. “Nós estamos recebendo a denúncia da retirada de comerciantes de lugares onde elas receberam autorizações. É preciso ter muito cuidado com o comércio ambulante e nós estamos atentos e à disposição da população, porque diante, inclusive do desemprego, nós não podemos nem deixar que as pessoas ocupem espaço sem permissão, muito menos tendo a permissão de ocupá-los, ir lá e retirar.”
A última oradora do pequeno expediente foi a vereadora Selma França (PSD), que também citou a parada LGBTQIAPN+ e lamentou o fato de não conseguir participar esse ano por questões de saúde. Por fim, Selma fez uma homenagem ao seu filho, que está aniversariando hoje. “Ele é meu companheiro, é quem faz acontecer o nosso mandato, é aquele que embarca nos meus sonhos, é aquele que acredita na mãe que tem. Falar de você, meu filho, é mais do que um orgulho, porque você dorme pensando em mim, no que vai fazer para que eu seja mais feliz e você acorda querendo realizar tudo isso”, disse emocionada.