Parlamentares destacam problemas na saúde, suspeitas de irregularidades e debates jurídicos em Aracaju

por Isabel Chaves, da Agência CMA — publicado 04/12/2025 14h38, última modificação 04/12/2025 14h38
Parlamentares destacam problemas na saúde, suspeitas de irregularidades e debates jurídicos em Aracaju

Foto: Luanna Pinheiro

Durante o Pequeno Expediente da 107ª Sessão Ordinária, a vereadora Professora Sônia Meire (PSOL) denunciou o caso de uma puérpera que teve atendimento negado na Maternidade Lourdes Nogueira, mesmo apresentando fortes dores após uma cesariana. Ela classificou o episódio como descaso, afirmou que visitará o hospital para cobrar explicações e reforçou sua defesa dos direitos das mulheres, convidando ainda para um ato em defesa da vida das mulheres, no dia 7.  

O vereador Elber Batalha (PSB) voltou a cobrar esclarecimentos da Prefeitura sobre a compra de ônibus elétricos por meio de uma ata do município de Belém do Pará que foi considerada superfaturada pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará. Ele argumentou que não é possível que o superfaturamento seja reconhecido em Belém, mas não em Aracaju, e retomou críticas ao contrato emergencial da empresa Renova, citando parecer do Ministério Público de Contas que pede a responsabilização de gestores envolvidos.  

Já o vereador Fábio Meireles (PDT) destacou a realização da 12ª edição do Natal Solidário da ONG Olhar Carinhoso, que deve atender mil crianças da Zona Norte. Em seguida, cobrou respostas da Secretaria Municipal de Planejamento sobre a viagem internacional de um servidor da Prefeitura a Taiwan, afirmando que documentos básicos solicitados em requerimento ainda não foram apresentados.  

Por fim, o vereador Pastor Diego (União Brasil) comemorou a decisão da Câmara de Vereadores de manter o veto à criação de uma loteria municipal, citando decisão recente do STF que suspendeu todas as loterias municipais no país. Ele também elogiou a inauguração da Casa do Autista, iniciativa do ex-deputado Capitão Samuel, que estava na Casa Legislativa para convidar os parlamentares para a inauguração. Pastor Diego ainda criticou a decisão do ministro Gilmar Mendes sobre as regras de impeachment de ministros do STF. Finalizou seu tempo comentando o início das discussões do Plano Plurianual (PPA).