Paquito de Todos lamenta atos de vandalismo em Aracaju

por Agência Câmara Aracaju — publicado 04/11/2021 10h45, última modificação 04/11/2021 10h57
Paquito de Todos lamenta atos de vandalismo em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O vereador Paquito de Todos (Solidariedade) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta quinta-feira, 4, para exibir fotos de prédios pichados por vândalos na capital sergipana.

Os registros apresentados pelo parlamentar eram de vandalismo praticados no bairro Industrial, zona norte de Aracaju. Paquito também ressaltou que este é um problema que atinge toda a cidade. "Diversos ato de vandalismo que ocorreram no Orlinha do bairro Industrial, como também no Porto Dantas. São inaceitáveis atitudes dessa natureza e é preciso que as autoridades ajam com sanções para punir os vândalos", alertou.

O parlamentar informou que a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), que estipula pena de detenção de 3 meses a 1 ano, e multa, para quem pichar, grafitar ou por qualquer meio conspurcar edificação ou monumento urbano. Mas, Paquito criticou o fato de que essas leis são consideradas brandas para quem pratica esse tipo de crime. "É muito pouca as sanções previstas em lei, até porque eles usam crianças e adolescentes para cometer esse vandalismo. Essa lei está em processo para ser alterada de 2 a 4 anos de detenção. Tomara que os deputados acelerem essa votação", espera.

Paquito ainda lamentou que existam pessoas que praticam crime de vandalismo na cidade, deixando a capital suja e pichada. "Isso é um crime financiado por quem não quer ver Aracaju crescer bonita. Pessoas que não querem ver as ruas e avenidas pavimentadas. São pessoas que querem uma Aracaju quanto pior, melhor. O vandalismo ambiental precisa de medidas enérgicas. Aracaju anoitece bonita e amanhece com essa situação horrorosa, um crime ambiental contra a natureza e contra o povo de Aracaju. isso é uma vergonha. Lamentável que existam pessoas tão desumanas", finalizou.