Obras de instalação de ecoponto são suspensas após Audiência Pública na CMA e diálogo com Executivo

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 01/11/2023 14h40, última modificação 01/11/2023 15h52

Foto: Ana Licia Menezes

Assim como acordado na Audiência Pública “Ecopontos Aracaju: gestão inteligente de resíduos x transtornos na mobilidade”, realizada no último mês, o vereador Sargento Byron (Republicanos) deu continuidade aos diálogos com os moradores do bairro Grageru, região do Jardins, sobre as instalações do ecoponto na Alameda Deputado Dilson Batista.

"Em uma única semana realizamos dois encontros com os moradores e intermediamos o contato com o Poder Executivo Municipal, seja através da reunião com o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, como com a grande realização desta quarta-feira, 1 de novembro, que foi a reunião com o prefeito Edvaldo Nogueira. O Poder Legislativo se soma às fiscalizações e sugestões, agradecendo o interesse do prefeito em ouvir os moradores e prontamente parar as obras. As justificativas de negativa foram aceitas e logo serão iniciados os estudos para a mudança de local do novo ecoponto. Foi um trabalho realizado por muitas mãos, desde a primeira reunião de condomínio, até chegarmos aqui ”, destacou Byron.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, ouvir a população nunca foi dificuldade em seu mandato, por isso tudo foi levado em consideração. “Mandei suspender a obra e na próxima semana estarei presencialmente na região e, junto à Emsurb, estudaremos a viabilidade de um novo local para a instalação desse ponto, além de avaliarmos as condições para a construção da tão sonhada praça no Jardins”, afirmou o gestor.

Sendo um dos representantes da vizinhança, Madson Rodrigo definiu como positivo cada diálogo, agradecendo o empenho de todos: " saímos hoje da reunião na Prefeitura de Aracaju muito agradecidos por toda a receptividade do prefeito Edvaldo, destacando aqui o empenho dos vereadores Byron, Ricardo Marques e Nitinho. Estamos muito felizes com a aula de cidadania e democracia que vivenciamos hoje. Seguiremos apoiando a construção do ecoponto no Jardins, mas em um espaço adequado, sem prejuízos à população", reforçou o morador e síndico de um dos condomínios da região.

É importante ressaltar que os ecopontos não recebem lixo domiciliar, apenas resíduos de construção civil, resíduos volumosos, embalagens e equipamentos eletrônicos. Duas novas estações (além desta unidade na Alameda) estão em fase de construção e seis em funcionamento em Aracaju.