Nitinho prestigia evento que reúne presidentes de TJ de todo Brasil

por Agência Câmara Aracaju — publicado 15/06/2022 10h56, última modificação 15/06/2022 10h56
Nitinho prestigia evento que reúne presidentes de TJ de todo Brasil

Foto: China Tom

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho Vitale (PSD), participou da abertura do II Encontro Nacional do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça (Consepre). O evento, que acontece até a próxima sexta-feira, teve início na noite da última terça-feira, 14, na sede do TJ/SE.

Durante esses três dias, Sergipe recepciona os 27 presidentes e assessores dos Tribunais de Justiça do país, fato que proporcionará uma rica troca de experiências em busca de caminhos para a consecução do principal intento do Judiciário, que é a prestação efetiva da Justiça à sociedade. De acordo com o presidente do TJ/SE, Des. Edson Ulisses, haverá muita troca de experiência durante os dias do encontro. “Nossa pauta também é preparatória para os pleitos que os tribunais têm junto aos tribunais superiores, além da atualização tecnológica, já que o mundo se abre para novas tecnologias, trazendo uma permuta e troca de práticas que estão sendo consagradas em todos os tribunais, criando uma simbiose entre os estados que trazem e outros que recebem, para o engrandecimento do Poder Judiciário”, disse.

O evento conta com debates jurídicos, palestras e discussões administrativas e tecnológicas, objetivando uma maior eficácia e eficiência nos serviços prestados pelos Tribunais de Justiça do país, que reflitam na melhoria para toda a sociedade. O Presidente do Consepre, Des. José Laurindo de Souza Netto, do Tribunal de Justiça do Paraná, falou sobre a importância dessa troca de experiências entre os tribunais para uma melhor prestação de serviço à sociedade. “Aqui nos encontramos acerca de assuntos de todos os TJs que representam aquela justiça estadual, que é aquela justiça de proximidade, que atende às necessidades mais urgentes do cidadão. Nós estamos aqui para deliberar acerca das diretrizes, ações e projetos. Com tecnologia, há uma possibilidade de se atender de uma maneira mais efetiva o cidadão”, falou.

“Parabenizo o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Des. Edson Ulisses pelo trabalho que vem fazendo à frente do TJ/SE e dizer que o tribunal daqui é referência nacional em termos de tecnologia, aceleração de processos e conciliação, sendo um exemplo para todo país. Com essa agilidade, todos os presidentes de tribunais estão aqui para colher informações, trocar ideias e conhecimentos para melhorar cada vez a justiça brasileira”, pontuou Nitinho.

O CONSEPRE

O Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) nasceu no dia 5 de novembro de 2021 da união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça, e tem como objetivo consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país. A comissão administrativa do Consepre é formada pelo Des. José Laurindo de Souza Netto – Presidente do TJPR, Presidente; Des. Henrique Carlos de Andrade Figueira – Presidente do TJRJ, Vice-Presidente; Des. Edson Ulisses de Melo – Presidente do TJSE, Secretário de Relações Internacionais; e Desª Waldirene Cordeiro – Presidente do TJAC, Secretária de Cultura.