Nitinho participa de inauguração de galeria Cícero Alves do Santos, o “Véio”

por Agência Câmara Aracaju — publicado 14/09/2021 08h41, última modificação 14/09/2021 08h41
Nitinho participa de inauguração de galeria Cícero Alves do Santos, o “Véio”

Foto: China Tom

Na noite desta segunda-feira, 13, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho Vitale (PSD), participou da solenidade de inauguração da galeria do Serviço Social do Comércio (Sesc) no dia em que a instituição completa 75 anos  de existência e em homenagem ao artista sergipano Cícero Alves dos Santos, “Véio”.

Cícero Alves dos Santos, de 74 anos, é popularmente conhecido como “Véio”. O artista ganhou de outras crianças o apelido de véio por gostar de ouvir as conversas de pessoas mais velhas. O escultor consegue, a partir do seu olhar, transformar o invisível em arte. Ele nasceu em Nossa Senhora da Glória, em Sergipe, e agora também é conhecido em boa parte do Brasil e exterior. O artista sergipano se preocupa com o meio ambiente, por isso, não desmata, sempre trabalha com madeiras mortas encontradas na roça.

O Presidente da CMA, Nitinho Vitale, disse que “ Aracaju agora tem uma galeria de verdade. Essa galeria chegou para marcar a história da capital sergipana. Chamar a galeria de Cícero Alves do Santos o “Véio” é uma forma de homenagear e agradecer esse grande artista que levou o nome do nosso estado para todo país e mundo”, destacou o parlamentar.

Além do presidente, também esteve presente a vereadora Professora Ângela (PT), que parabenizou esse fomento à cultura em Aracaju. “Nossa capital está recebendo hoje um espaço cultural que é fundamental para fomentar a arte em nossa cidade. Esse espaço é educativo e servirá para que as escolas tragam seus alunos para  ficarem por dentro da cultura sergipana, como também para que os turistas conheçam a nossa cultura”, ressaltou.

A nova galeria receberá exposições, cursos, palestras, seminários e oficinas. A galeria “Véio” está localizada na rua Senador Rollemberg, 77, no bairro São José, em Aracaju.

Além de receber o nome de “Véio”, a galeria também recebeu a exposição do escultor que ficou feliz pela homenagem. “Eu fico muito feliz e parabenizo a todos que contribuíram para essa belíssima homenagem que fizeram para mim. Uma galeria como essa é uma porta de entrada para os jovens que estão iniciando na arte. Essa é mais uma vitória nossa pois o espaço nós já temos e o incentivo a gente corre atrás”, frisou o artista.

"Véio'' transforma os galhos secos em esculturas que representam o homem e a vida do sertanejo. Até pequenos palitos de fósforo são esculpidos pelas mãos do artista e se tornam grandiosas provas da singularidade do escultor. As obras retratam acontecimentos importantes e cotidianos como o nascimento de uma criança, a chegada do rádio, festas populares, representações de fé e do inferno, entre outros.

A Diretora Regional do Sesc, Aparecida Farias, fala da importância de uma galeria como essa para nossa cidade e estado. “É um momento muito importante e de muita alegria a inauguração dessa galeria que além de homenagear esse grande artista sergipano que é o “Véio”, é um novo espaço para aquele que está nascendo na arte como também para aquele que é experiente”, finalizou.