Nitinho participa das comemorações dos 30 anos da Constituição de Sergipe

por Danilo Cardoso — publicado 11/10/2019 09h55, última modificação 11/10/2019 09h55
Nitinho participa das comemorações dos 30 anos da Constituição de Sergipe

Foto: Carlos Eduardo

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), participou do último dia do 2ª Simpósio da Constituição de Sergipe, que encerrou o ciclo de comemorações dos 30 anos da carta magna estadual. A solenidade aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça e o comandante do legislativo municipal compôs a mesa ao lado de outras autoridades.

Na oportunidade, personalidades políticas, autoridades e civis foram agraciados uma medalha comemorativa dos 30 anos da Constituição de Sergipe e um exemplar da Carta Magna sergipana, dentre os homenageados, estava chefe do Poder Legislativo Municipal.

O presidente da CMA destacou que a Constituição Sergipana é referência para o Brasil. “Em 1989 Sergipe mostrou sua grandeza para o Brasil ou construir uma Constituição com bastantes inovações e avanços que em outros Estados só vieram muito depois. Oposição e situação trabalharam lado a lado para favorecer a população, adversário históricos deixaram as desavenças de lado para fazer o melhor para Sergipe”, destacou Nitinho.

Anfitrião do evento e presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, afirmou que a Constituição de Sergipe é referência para o Brasil. “Apesar de sermos o menor Estado da Federação, construímos uma Constituição que mesmo após 30 anos continua sendo a mais atualizada do Brasil”.

O deputado constituinte, Reinaldo Moura, afirmou em sua palestra que o documento foi bastante elogiado na sua formação. “Se não foi uma obra perfeita, acabou representando os interesses da população. Na construção desta carta magna vimos Marcelo Deda abraçar um general, vimos Itabaiana abraçar Itabaiana, Lagarto abraçar Lagarto, sem precisar citar nomes, sempre pensando no melhor para o povo”.

Outro deputado constituinte que detalhou os fatos durante a formulação do documento foi José Carlos Machado. “Foi a única Constituição Estadual no Brasil que falou sobre transparência, fato que foi bastante elogiado em um reunião em Brasília, no tempo. Fizemos uma Constituição que engrandeceu Sergipe”.