Nitinho concede Título de Cidadania à vereadora Linda Brasil

por Agência Câmara Aracaju — publicado 13/04/2022 19h30, última modificação 18/04/2022 08h48
Nitinho concede Título de Cidadania à vereadora Linda Brasil

Foto: China Tom

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA), através do presidente e vereador Nitinho Vitale (PSD),concedeu e  fez a entrega de Título de Cidadania Aracajuana à vereadora Linda Brasil (PSOL). O evento aconteceu na tarde de quarta-feira, 13, no Plenário do Legislativo Municipal e contou com a presença de diversas autoridades, como também de familiares e amigos.

Nitinho Vitale, autor da comenda, disse que concedeu alguns títulos e esse ele sentiu como se tivesse ganhado o título. “Nesse tempo que eu estou na Câmara Municipal de Aracaju eu já concedi alguns títulos, mas esse eu sinto como se tivesse ganhado um título por conceder à uma pessoa tão batalhadora, que veio do povo, lutou, enfrentou a diversidade e agora está como vereadora por Aracaju. Ela veste a camisa, luta pela causa dela e esse título engrandece não só a  população aracajuana, mas também o nosso plenário”, destacou.

Linda Brasil, homenageada com o título, falou que esse momento é muito especial. “Eu que moro aqui há mais de 35 anos e agora recebendo o título de cidadã aracajuana, ainda mais sendo vereadora por Aracaju para mim é um momento muito especial e importante de reconhecimento pelo vereador Nitinho, como também pelo amor que eu tenho a essa cidade que é muito grande. Desde pequena, quando eu ainda morava no povoado Canabrava, eu sentia vontade de morar em Aracaju e  hoje, no meu aniversário de 49 anos, eu me sinto filha dessa cidade”, ressaltou.

Além do vereador Nitinho e da vereadora Linda Brasil, também estiveram presentes os vereadores Breno Garibalde (DEM), Soneca (PSD), Professor Bittencourt (PCdoB), Professora Ângela (PT), Sargento Byron (Republicanos), Fabiano Oliveira (PP) e Binho (PMN).

A homenageada

A vereadora Linda Brasil é Sergipana, nascida em Santa Rosa de Lima, graduada em Letras Português-Francês e mestra em Educação pela UFS, Linda Brasil é defensora aguerrida dos Direitos Humanos, transfeminista, feminista, ativista LGBTQIA+ e combativa defensora das trabalhadoras e trabalhadores.

Linda entende que a luta pela Educação não é apenas pela sua aplicação como direito básico, mas na ampliação do acesso para as minorias. Sua militância iniciou na luta feminista, através do Coletivo de Mulheres de Aracaju, onde sempre entendeu que as lutas deveriam acontecer de forma interseccional (gênero, classe e raça).

Embora a política partidária não estivesse nos seus planos, a sua representatividade cotidiana e suas ações foram cruciais para que Linda se sentisse forte para disputar os espaços de poder. Filiada ao partido PSOL, foi candidata por três vezes, uma à deputada estadual e duas à vereadora. Em 2020, Linda se elegeu como a vereadora mais votada da cidade com 5773 votos. Linda Brasil é a primeira mulher trans eleita para um cargo público parlamentar em Aracaju e no estado de Sergipe.