Miltinho Dantas prestigia inaugurações no bairro 17 de Março ao lado do prefeito Edvaldo Nogueira

por Walter Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/12/2023 10h05, última modificação 26/12/2023 10h05

Foto: Ana Licia (PMA)

O vereador Miltinho Dantas (PDT) participou, na manhã da sexta-feira, 22, da entrega do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Maria Pureza,  Dona Palia, no Bairro 17 de Março e também da entrega da Casa Lar -  Maria José Souza Santos no mesmo bairro. As duas solenidades foram conduzidas pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

"Quero parabenizar o prefeito Edvaldo Nogueira pela entrega dessas duas importantes e grandes obras para a população do município de Aracaju, especialmente aqui nos bairros 17 de Março,  Santa Maria e as adjacências", frisou Miltinho Dantas que conheceu todas as instalações das duas obras.

Localizado no bairro 17 de Março, o Creas recebe o nome de uma moradora do bairro que sempre lutou por melhorias na comunidade, a saudosa Maria Pureza, Dona Palia, que foi homenageada e representada por seus familiares na prestigiada solenidade. O Creas tem como objetivo prestar acompanhamento a famílias e indivíduos que tiveram seus direitos violados ou ameaçados, mas que ainda preservam os vínculos familiares, a exemplo de abandono, violência, vivência de trabalho infantil, situação de rua, entre outros.

A construção do novo equipamento foi executada a partir do programa de requalificação urbana "Construindo para o Futuro" e é fruto do financiamento do Novo Banco de Desenvolvimento. O valor total de investimento foi de  R$ 874.956,44.

Com funcionamento de segunda a sexta, das 7 às 17hs, sem pausa para o almoço, e conta com uma equipe composta de 19 profissionais.

Também foi entregue a Casa Lar Maria José Souza Santos, que fica ao lado do Creas Maria Pureza. A Casa Lar tem a finalidade de prestar apoio a criança, adolescente, mulheres vítimas de violência doméstica e idosos. O equipamento de acolhimento institucional é gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e funciona como uma residência comum, na qual os cuidadores sociais ofertam alimentação, medicamentos, banho, dentre outras funções. Os moradores de uma Casa Lar contam com trabalhos manuais, ações culturais, recreação, lazer, passeios externos e atividades físicas.

Com financiamento do BID, o valor total de investimento foi de R$ 793.622,90. Há uma estrutura com salas de estar e jantar, sala de estudos, cozinha, alojamentos masculino e feminino, alojamento para cuidadores, área de vivência, área de serviço e jardim.