"Meia passagem é um direito do cidadão", diz Emília

por Andréa Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/06/2018 13h55, última modificação 12/06/2018 15h05
"Meia passagem é um direito do cidadão", diz Emília

Foto: Gilton Rosas

A vereadora Emília Corrêa (Patriota), falou nessa segunda-feira, 11, sobre a decisão do Tribunal de Justiça de Sergipe que suspendeu os efeitos da lei da meia passagem aos domingos, na cidade de Aracaju.

“Decisão judicial é para gente respeitar, mas cabe recurso. Nós sabemos que existem entendimentos diferenciados também na justiça”.

A Lei 5024/17, que concedia ao cidadão de Aracaju uma redução em 50% no valor da passagem de ônibus aos domingos, deveria ter entrado em vigor no último dia 3 de junho, mas a Federação das Empresas de Transporte dos Estados da Bahia e Sergipe (Fetrabase) entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade com argumento de que a lei foi proposta por um vereador [Seu Marcos] e não pelo prefeito Edvaldo Nogueira, gerando, no entendimento da Fetrabase, um vício de iniciativa. Outro argumento para inconstitucionalidade é de que não há indicação da fonte de recursos necessárias à sua implantação. “Esse foi um projeto que passou pela Comissão de Constituição e Justiça e foi aprovado pelos vereadores desta Casa. O prefeito encaminhou o veto que foi derrubado pelo legislativo”, argumentou Emília informando ainda que a matéria não é de inciativa reservada ao chefe do Poder Executivo.

No entendimento de Emília é preciso ir até a última instância para defender os interesses da população.
“A meia passagem é direito de um povo sofrido e desvalorizado. O cidadão precisa se sentir protegido pela lei e ter a segurança de que seus direitos individuais e sociais serão garantidos”, concluiu.