Maio Laranja: Professor Bittencourt faz alerta sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes

por David Rodrigues, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 18/05/2022 13h57, última modificação 18/05/2022 13h57
Maio Laranja: Professor Bittencourt faz alerta sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes

Foto: Gilton Rosas

No dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o vereador Professor Bittencourt (PDT) utilizou a Tribuna e chamou atenção para os dados alarmantes de meninos e meninas que são abusados diariamente no Brasil. De acordo com o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, 3 meninos ou meninas são abusados a cada hora no Brasil. Entre as vítimas, 51% têm entre 1 e 5 anos de idade.

“Nesse momento em que a gente faz o uso da tribuna, alguma criança certamente está sendo molestada, agredida, violentada, alguma criança está sendo submetida ao abuso e à exploração sexual das mais diversas ordens. O Brasil, infelizmente, é um grande campeão desse conjunto de absurdos em desfavor da criança e do adolescente. Nesse momento, algum pai está molestando ou agredindo a criança. Algum pai, algum padrasto, algum parente, algum tio, alguém muito próximo dessa criança está agredindo-a”, destacou o parlamentar.

O levantamento do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentesainda também mostra que 500 mil crianças e adolescentes são exploradas sexualmente no país, mas apenas 7,5% dos casos chegam a ser denunciados às autoridades.

“Assim como acontece com as mulheres, a casa é o espaço privilegiado dos agressores. A maioria dessas crianças são agredidas dentro de casa, onde se imagina ser o lugar de maior segurança para a sua vida. São agredidas e violentadas pelos insuspeitos parentes próximos, amigos da família, insuspeitos companheiros das suas mães, portanto, isso torna a ação de combate ainda mais difícil, mais complexa, ainda mais complicada”, pontuou.

Ainda em sua fala, o parlamentar também destacou que é preciso ficar atento ao comportamento dos pequenos para poder identificar se a criança está sendo abusada, e ressaltou a importância dos profissionais da educação na identificação dos primeiros sinais.

“Eu fui secretário de educação de Aracaju e me lembro quantas vezes as professoras se apresentavam como instrumento fundamental para a denúncia da violência contra as crianças, a reação das crianças. Portanto, a presença do professor, a observação dos professores, em especial das professoras, eram fundamentais para encaminharmos denúncias ao Ministério Público e demais setores que tratavam desse tema”, finalizou.