Linda Brasil se solidariza com pacientes e trabalhadores/as do Hospital Nestor Piva e cobra fiscalizações nas unidades

por Laila Batista - Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 01/06/2021 15h45, última modificação 01/06/2021 15h45
Linda Brasil se solidariza com pacientes e trabalhadores/as do Hospital Nestor Piva e cobra fiscalizações nas unidades

Por assessoria de imprensa

Na manhã desta terça-feira, 1, a vereadora Linda Brasil (PSOL), manifestou solidariedade aos pacientes, familiares e profissionais de saúde do Hospital Nestor Piva. Destacou a coragem dos/das trabalhadoras, que conseguiram salvar muitos pacientes.

A parlamentar esteve presente no Hospital, assim como outros/as colegas da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Aracaju e enfatizou a importância de que seja averiguada a situação para entender o que ocorreu.

“Precisamos saber o que aconteceu, não se trata de punir nem encontrar culpados, e sim de entender como aconteceu o incêndio e evitar outros acidentes. Em menos de um mês dos incêndios ocorreram em duas unidades de saúde municipais, então precisamos ter informações. De acordo com uma Lei estadual que tenham brigadas de incêndio em locais de risco, como os hospitais, principalmente nesse momento difícil que estamos vivenciando, com o colapso na saúde nessa pandemia”, ressaltou.

Linda informou que na reunião da Comissão de Saúde ela propôs um requerimento solicitando informações sobre as questões das brigadas de incêndio e falando da importância de fiscalizações dos critérios para alvarás de funcionamento das unidades de saúde para evitar outras tragédias.

Ainda no Pequeno Expediente, a parlamentar denunciou o ocorrido no Parque da Cidade, onde a Comissão dos Direitos dos Animais encontram os animais em situações irregulares e degradantes.

“De acordo com a Comissão o ambiente estava sujo, fétido, medicação vencida, seringas reutilizadas, e a ausência de prontuário médico sobre o quadro dos animais doentes, a comissão recomendou que os parlamentares contratassem especialistas em animais silvestres para fazer um laudo técnico, levarei essa demanda para a Comissão de Saúde”, informou.

A parlamentar ainda trouxe uma outra denúncia, a UBS Maria do Céu, foi assaltada por duas vezes em menos de dois meses. “Fizemos uma indicação para que a Secretaria Municipal de Saúde colocasse uma segurança nesse local, a gente percebe que existe um abandono nesse sentido”, denuncia.

Mês do orgulho LGBTQIA+

Na ocasião, Linda falou sobre a Campanha “Orgulho que Transforma”, encabeçada pela sua mandata, que traz como objetivo enaltecer o orgulho de ser LGBTQIA+, e como as inspirações e experiências podem ser transformadoras. “A população LGBT é a que mais morre no Brasil, é a que é mais assassinada. 90% das mulheres trans no Brasil estão compulsoriamente na prostituição. É um mês de lutar por justiça, por respeito e por diálogo, pois somente assim poderemos desconstruir os estigmas e construir uma sociedade com mais oportunidades e direitos para todas/es/os”, explanou.