Linda Brasil reúne movimentos sociais em Fórum Popular

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 26/03/2021 08h37, última modificação 26/03/2021 08h37
Linda Brasil reúne movimentos sociais em Fórum Popular

Foto: Assessoria de Imprensa

Com o objetivo de reunir diversos movimentos sociais, organizações e ativistas, a mandata de Linda Brasil realizou a 1ª Reunião do Fórum Popular, um projeto que desponta como um conselho consultivo, com o intuito de propor uma atuação compartilhada com as/es/os militantes, retomando importantes propostas desenvolvidas ainda na campanha da vereadora.

A diversidade de organizações mostrou a pluralidade de frentes que a parlamentar Linda Brasil (PSOL) vem representando na Câmara Municipal de Aracaju. Estiveram presentes as organizações:
Remonta Clínica LGBT, Instituto Ressurgir, DCE/UFS, Afronte!, Mães Pela Diversidade, CasAmor,
Sintufs, Comissão de Direitos LGBT, OAB, Auto Organização de Mulheres Negras Rejane Maria, Associação de Catadoras(es) de Mangaba, Padre Luís Lemper, Instituto Braços, UNIDAS, Trapiche/UFS, MNDH, Movimento Lagoa Doce, Setorial Negros(as) do Psol, AMOSERTRANS, Sintax, ONG Agatha Movimento Cultural Aldeia, Magal de Pastoral, o Movimento tudo para todos e ABJD - Associação Brasileira dos Juristas pela Democracia – Sergipe.

Essa foi a primeira reunião para formalização e que demarcou a importância da construção de uma mandata coletiva e participativa, através de ideias, proposições, projetos e indicações para a representação dessa ampla frente de segmentos sociais.

“O Fórum promovido pela mandata da vereadora Linda Brasil mostra o real interesse e comprometimento com as entidades convidadas, os movimentos sociais e os/as/es ativistas que fizeram e fazem parte de uma luta pelo cumprimento dos direitos humanos, pela saúde humanizada, pela defesa do meio ambiente e pela equidade de todas/todos/todes. Em tempos de pandemia, a miséria se alastrou e as desigualdades e a fome atingiram, principalmente, a população pobre, periférica, negra. E para entender e atender essas demandas é necessário que o diálogo seja amplo, seja simples e seja ouvido. Como um dos trabalhos, a AMOSERTRANS luta por uma saúde sem estigmas sociais, com dignidade e sem preconceito. Precisamos de ambiente humanizado, que atenda travestis e transexuais, respeitando suas individualidades e acolhendo suas necessidades. É uma das diversas lutas que nós e a mandata da Linda Brasil defendemos, trabalhando em prol disto. Ficamos muito felizes com a representatividade dela e com seu empenho junto à sua equipe, pois sabemos que o trabalho é árduo, mas que terá a força e o apoio de muitos/muitas/muites de nós.”, opinou Daniel Lima Menezes da AMOSERTRANS.

Para a advogada e ativista negra Valdilene Cruz, representante do Instituto Ressurgir, reforçou a importância da ação da mandata. “Acho de extrema relevância o Fórum popular da mandata Linda Brasil porque ela sai do gabinete com ar-condicionado para ir para a linha de frente conversar, in loco, com as pessoas que estão vivendo a vida real, através dos movimentos sociais, e constrói uma relação estreita com as pessoas que, de fato, precisam da vereança e carecem do suporte do legislativo municipal. E que essa ação dela seja copiada por outros e outras parlamentares em outras esferas.”, declarou.

Na ocasião, Linda desabafou sobre os desafios que tem enfrentado no parlamento, diante de uma bancada de situação que está condicionada ao que a gestão municipal determina. “A função do parlamento é sugerir mudanças, questionar projetos e leis que a gente não compactua. Então, para mim, isso é muito difícil, já que a bancada de situação sempre decide favorável ao que a gestão municipal coloca, e isso mostra que a real função da Câmara fica em segundo plano, que é a de fiscalizar, propor, de dialogar, de sugerir melhoras nas proposituras, nos projetos, e isso acaba não acontecendo”, explicou a parlamentar.

O Fórum terá encontros trimensais para dialogar sobre a mandata e políticas municipais, além da criação de GT's (Grupos de Trabalho), com a proposta de discutir temas centrais da sociedade, como direito das mulheres, direitos humanos, meio ambiente, LGBTQIA+, direito à cidade e outros.