Linda Brasil prestigia o evento Atheneu ONU

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 13/12/2021 12h53, última modificação 13/12/2021 12h53
Linda Brasil prestigia o evento Atheneu ONU

Foto: Assessoria da parlamentar

O Colégio Atheneu, através de seus alunos/as/es e toda a equipe pedagógica e diretiva, realizaram mais uma edição do Atheneu ONU, um evento que simula as Nações Unidas do Brasil, envolvendo mais de 900 alunos do Atheneu Sergipense, Universidade Federal de Sergipe e outras escolas da rede estadual. Em 2020, a atividade ganhou repercussão nacional, e nesta edição, os estudantes representaram os países membros do Conselho de Segurança da ONU na 76ª Sessão da Assembleia Geral da ONU. A solenidade ainda contou com a participação oficial da ONU Brasil e a apresentação artística de Roberta Lima, professora do Atheneu.

A vereadora Linda Brasil (PSOL), foi convidada e esteve presente na Mesa de Abertura, prestigiando essa importante iniciativa, que contribui para a formação da juventude sergipana, através de reflexões sobre a democracia e a diplomacia, pilares fundamentais para a consolidação de uma sociedade justa e equânime. O evento iniciou com o hasteamento da bandeira do Brasil que foi carregada pela aluna trans Maria Luiza, simbolizando o compromisso com o respeito à diversidade e o enfrentamento às diversas formas de preconceito.

“Que momento especial, me sinto muito feliz, agradeço e parabenizo essa equipe babadeira em nome da secretária administrativa Denise Ramos, parabenizo toda a equipe da direção, os professores/as, atividades como essas nos dão esperança nesse momento tão difícil em que estamos vivendo de negacionismo e retrocesso”, explanou a parlamentar.

O aluno Alex Felipe, Secretário Geral do Atheneu ONU, discursou sobre como começou o projeto Atheneu ONU, e o interesse contínuo dos estudantes de falar sobre democracia.

“Em 2019, o professor Yuri foi convocado pelos alunos para falar sobre democracia de um jeito diferente em sala de aula, e as sugestões que chegaram foi de desenvolver uma assembleia, a assembleia da ONU, onde os alunos representariam os países e colocariam os temas que estavam mais fortes naquele momento, para juntos pensarem em uma solução. O que não imaginávamos, é que um projeto que começou em sala de aula iria se tornar a maior assembleia das Nações Unidas, e tudo graças a vocês”, expressou.

O estudante falou sobre o protagonismo juvenil, e a importância de exercê-lo com responsabilidade, senso de coletividade e bem comum. “O protagonismo juvenil é ocupar todos os espaços que vocês quiserem, e se ninguém der oportunidade, você vai lá e ocupa. Protagonismo juvenil também é tomar decisões difíceis, e ser responsável pelo que você fala e faz, grandes poderes, grandes responsabilidades”, afirmou.

A atividade ainda teve o espaço de votação e encerramento dos debates com os/as/es estudantes representando os países das Nações Unidas.