Linda Brasil prestigia IV Encontro das Marisqueiras de Sergipe

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 01/08/2022 12h13, última modificação 01/08/2022 12h13
Linda Brasil prestigia IV Encontro das Marisqueiras de Sergipe

Foto: Assessoria da parlamentar

Na última sexta-feira, 29, a vereadora Linda Brasil (PSOL) participou do Encontro Estadual das Marisqueiras, ocorrido em Aracaju. O objetivo do Encontro foi a apresentação de uma carta de reivindicações do Movimento de Marisqueiras de Sergipe.

A parlamentar compôs a roda de conversa intitulada “Rainha do mangue, sou guerreira: apresentação da Carta Aberta de Reivindicações do Movimento de Marisqueiras de Sergipe”, documento para ser apresentado às autoridades municipais e estaduais.

O Movimento tem pleiteado ao longo dos anos ampliação de políticas públicas em saúde, educação, geração de renda e assistência social. As violações ao meio ambiente e a forte investida da especulação imobiliária ainda representam grandes problemas enfrentados pelo grupo. Para a vereadora e educadora Linda Brasil, essa atividade mostra a resistência e organização do Movimento de Mulheres Marisqueiras de Sergipe.

“Eu gostaria de agradecer o convite de estar presente nesse momento tão especial, de resistência, de consciência e de auto-organização das mulheres marisqueiras, a grande maioria são mulheres negras que resistem. Eu como a primeira vereadora trans, que aos 40 anos achava que o único caminho era a prostituição, porque era aquilo que era me ofertado, e eu achava que era minha culpa por ser travesti, mas a culpa nunca é da gente, a culpa é desse sistema que está em declínio, que explora, que nega os direitos das comunidades costeiras, das mulheres marisqueiras, então queria confirmar meu comprometimento com todas as reivindicações que vocês apresentaram aqui”, ressaltou Linda.